UEM

UEM identifica árvores do câmpus

Foi lançado, na manhã de ontem, segunda-feira (17), o Projeto de Identificação das Árvores da UEM. Coordenado pelo professor Bruno Luiz Domingos De Angelis e pelo mestrando Valentin Ricardo Jordão, o projeto colocará placas de identificação das árvores do câmpus universitário. Mas seu objetivo ultrapassa a identificação das espécies. O projeto busca a preservação ambiental. A primeira placa, com o nome científico: Caesalpinia pelophoroides Benth e o nome popular: sibipuruna, foi fixada ao lado da Reitoria.

De Angelis ressaltou que este momento é muito especial para quem vive intensamente a questão ambiental. Para ele, a defesa do ambiente é uma questão cultural, de vida, de sobrevivência para as gerações futuras. O professor resgatou a história de cinco alunos que subiram numa árvore há 15 anos e impediram que ela fosse derrubada para construção de um estacionamento. Ele sugere que essa mesma árvore seja considerada o marco zero do Parque Ecológico da UEM, que pretende ver transformado num Parque Municipal da Zona Norte.

O reitor Décio Sperandio lembrou que este projeto faz parte das atividades do Parque Ecológico que existe há 15 anos, que estava esquecido, mas que “retomamos com mais ênfase”. O reitor destaca que a questão é muito importante tanto para comunidade interna e externa. Ressalta que as instituições universitárias não devem se preocupar com os aspectos técnicos, mas também com a formação cultural, humana, social. Para o reitor, é preciso criar a cultura de defesa do ambiente dentro da Universidade, já que ela deve buscar a excelência em tudo o que faz.

Sperandio falou ainda de projetos que a UEM pretende desenvolver na área, como o reuso da água, o aproveitamento de energia solar. Finalizou, lembrando que, em sua primeira gestão como reitor, Bruno De Angelis era coordenador do Parque Ecológico. Disse ainda que estava sendo criado um grupo técnico para prestar orientação técnica e científica na área.

O câmpus universitário possui cerca de 7 mil árvores de 100 espécies, entre elas, nativas e exóticas.

UEM