ECONOMIA

Procon recomenda atenção nas compras pela internet

Muitos consumidores optam pela facilidade de comprar pela internet e o hábito está conquistando cada dia mais adeptos, principalmente nesta época do ano em que muitas pessoas querem evitar lojas cheias.

Mas, se comprar no comércio tradicional exige cuidados, as precauções precisam ser redobradas nessa modalidade de aquisição. No Procon-PR, as queixas mais freqüentes referem-se a não entrega do produto.

O Procon aconselha que, para evitar possíveis prejuízos, não seja feito o pagamento antecipado da compra e que o uso do cartão de crédito seja evitado, uma vez que muitas das transações ainda não são totalmente seguras. De acordo com a legislação vigente, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento.

Os leilões on line são outra opção de compra pela internet. Aqui também é preciso ter cuidado, pois nem todo o processo está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Nesse serviço, vendedor e comprador são colocados em contato e alguns casos podem ser enquadrados no CDC. Assim, se a página cobra pela intermediação da venda, fica responsável pela prestação de serviços, pela qualidade do serviço ofertado e quando do descumprimento da oferta anunciada.

AEN