EMPREGO

Maringá, um 'paraíso' para quem precisa de um estágio

Com o final do ano letivo, grande parte dos estudantes que estavam fazendo estágio prefere "pedir demissão" para passar férias em outras cidades ou Estados, abrindo vagas para quem procura empresas para estagiar. Hoje, em Maringá, estão sobrando centenas de vagas para estagiários em todas as áreas, permitindo aos interessados escolher a empresa em que se quer cumprir a função.

O programa de estágio é obrigatório para universitários de quase todas as faculdades e está aberto também para alunos de cursos técnicos ou para quem está cursando o ensino médio, oferecendo oportunidades de aprimoramento e proporcionando aquisição de experiência prática dos conhecimentos que são adquiridos durante a formação acadêmica.

"Muitos universitários de Maringá são de fora e aproveitam o período de férias para viajar e passar as festas de final de ano com as famílias", diz a coordenadora comercial do Programa de Complementação Educacional (Proe), Paula Aline Mozer Correia. Com isso, os estudantes que permanecem na cidade neste período podem se dar ao luxo de escolher onde iniciar o estágio.

A colocação de estudantes como estagiários é sempre feita por agências de integração, que firmam convênios com empresas e faculdades. De acordo com Paula, esse acordo é vantajoso tanto para as empresas quanto para as faculdades e estudantes. "Não há custo para nenhum dos lados e a empresa só vai destinar à agência uma taxa depois que admitir o funcionário. Essa taxa é muito inferior ao que ela pagaria no caso de ter que registrar um funcionário."

O Proe, que trabalha em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), tem hoje mais de mil estagiários alocados em serviços na cidade. A própria Acim oferece grande quantidade de vagas e praticamente todos acabam efetivados ao final do curso. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o contabilista Lúcio Azevedo, 28 anos, que chegou à entidade há cinco anos para fazer estágio e hoje assumiu a função. "Os estágios são relacionados aos cursos, o que é uma boa forma de o estudante ingressar no mercado de trabalho e permanecer nele", diz Paula Aline, usando como justificativa o fato de que mais da metade dos estagiários acaba contratada após a experiência.

"O estágio é um período muito importante para o estudante. Na faculdade, ele aprende a teoria, mas durante o estágio ele vai lidar com diferentes situações e isso será muito útil em sua carreira profissional", diz André Betin, administrador do Instituto Brasileiro de Apoio ao Estágio (Ibrae), uma agência de integração nascida em Maringá.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), agência de integração que funciona em parceria com o Sesi/Senai, tem cerca de 1,5 mil estagiários colocados no mercado de trabalho em Maringá. O número poderia ser maior se a agência não fosse voltada principalmente para o setor industrial. "Nós trabalhamos muito com usinas de álcool e outras indústrias, o que nos permite oferecer vagas principalmente para as áreas de engenharia, administração e ciências contábeis. Nossa preocupação não é com o volume, mas com a qualidade, o que leva a um índice de efetivação bastante elevado", diz a gerente de recrutamento Fabiana Cristina de Azevedo. Segundo ela, no final de ano é oferecida a mesma quantidade de vagas para estágios que nos demais meses, mas "os alunos é que somem." Ela diz que, hoje, o IEL tem pelo menos 50 vagas para estágio à disposição dos interessados.

Projeto Usinas

Em 2008, o IEL vai intensificar o Projeto Usinas, que nasceu em Maringá, foi encaminhado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pode ser copiado em todo o País. "É um projeto de colocação de estagiários da área de engenharia e vamos atender alunos de todo o Paraná", diz Fabiana Azevedo. "Os últimos seis meses do curso são destinados ao estágio obrigatório e muitas vezes o estudante acaba exercendo a função em qualquer empresa, só para conseguir o diploma. O projeto foi criado devido à falta de engenheiros especializados em usinas de álcool e açúcar, levando os estudantes de engenharia a fazer seus estágios dentro das usinas. Com isso, todos que se destacarem, certamente serão empregados".

ACIM