GERAL

Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta sexta-feira

Os conselheiros tutelares que integrarão o Conselho Tutelar da região sul tomam posse nesta sexta-feira (14), às 14 horas, na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura. João Donizete Francisco Álvaro, Efigênia de Souza Benedito, Sérgio Honório, Ademir Passeri e Aracy Adorno Reis terão a responsabilidade de atender crianças e adolescentes do município com direitos ameaçados ou violados, fiscalizando as normas determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo composto por cinco conselheiros que devem ser eleitos pela população do município. A eleição dos novos representantes foi realizada em maio deste ano, sendo que os cinco mais votados tomaram posse no dia último dia 1º de agosto. A primeira unidade foi implantada em Maringá em março de 1991, sendo este o primeiro Conselho Tutelar criado no Brasil.

De acordo com a secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Sandra Franchini, “todo município com mais de 200.000 habitantes, comporta mais de um conselho tutelar e Maringá já vinha apresentando indicativos da necessidade de implantação de mais uma unidade há vários anos.“

A criação e implantação de dois conselhos tutelares em Maringá, partiu da articulação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA com a Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores, no final de 2006, viabilizando a aprovação da lei municipal.

Para a diretora técnica institucional da Sasc, Bernadete Barusso, “a implantação deste novo conselho tutelar é um avanço para o município de Maringá, que mais uma vez sai à frente demonstrando o compromisso voltado ao atendimento da criança e do adolescente. “

Os conselheiros da região sul assumem a unidade a partir de 2 de janeiro de 2008, como determina a lei municipal nº. 7406/2006.

Serviço:

Conselho Tutelar – Região Norte: rua Bernardino de Campos, 581

Conselho Tutelar – Região Sul: rua Joaquim Nabuco, 485

PMM