CURSO

UEM oferecerá cursos para comitê do Pirapó

O CNPq aprovou projeto coordenado pela professora do Departamento de Engenharia Química, da Universidade Estadual de Maringá, Célia Regina Granhen Tavares, que permitirá o desenvolvimento de cursos de curta duração para a formação de recursos humanos na área de recursos hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Pirapó e Paranapanema. O comitê está sendo formado.

O projeto, intitulado Capacitação em Planejamento, Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos, receberá recursos de cerca de R$ 180 mil. Segundo a coordenadora, há carência de profissionais capacitados nesta área.

Os comitês de bacias hidrográficas são órgãos de caráter deliberativo e normativo que atuam como fórum de decisão das ações a serem implementadas em sua área de abrangência. Eles analisam, propõem, debatem e aprovam o Plano de Bacia Hidrográfica, em especial os valores a serem cobrados pelo uso da água, o plano de aplicação dos recursos disponíveis, a divisão de custo das obras de uso múltiplo, de interesse comum ou coletivo dos cursos dágua.

O Plano de Bacia Hidrográfica é um documento de planejamento, definido pela legislação de recursos hídricos, para orientar o uso, a recuperação, a proteção e a conservação desses recursos no âmbito de uma bacia hidrográfica

A bacia do Pirapó tem cerca de 5 mil quilômetros quadrados e o rio, que nasce em Apucarana, abastece Maringá.

O professor Paulo Fernando Soares, do Departamento de Engenharia Civil da UEM, é o presidente da Mesa Provisória e vice-coordenador do projeto aprovado pelo CNPq.

Além do Departamento de Engenharia Química, também estão envolvidos professores dos departamentos de Engenharia Civil, Biologia, Geografia, Economia e Agronomia.

A proposta foi submetida ao Edital do Ministério da Ciência e Tecnologia/CT-Hidro/ANA/CNPq nº 30/2007.

Outras informações pelos telefones (44) 3261-4746 e 3261-4322.

UEM