SAÚDE

Índice de infestação por dengue em Maringá é de 1,1%, mostra 3º Lira

Em comparação com o último levantamento, divulgado em junho, a redução é de 45%.

Índice de infestação por dengue em Maringá é de 1,1%, mostra 3º Lira
A cada 100 imóveis da cidade, praticamente um tinha tinha foco de dengue durante a pesquisa, realizada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. - Foto: Reprodução
2 min de leitura
A A

O índice médio de infestação por dengue em Maringá é de 1,1%, de acordo com o 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Lira) de 2026, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (9). O aceitável, de acordo com o Ministério da Saúde, é até 1% de infestação.

A cada 100 imóveis da cidade, praticamente um tinha tinha foco de dengue durante a pesquisa, realizada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.

O último levantamento, divulgado em junho, mostrou um índice de 2%. Em comparação com o período atual, a redução é de 45%. Confira detalhes sobre o 3º Lira.

A maior parte dos focos permanece dentro das casas dos moradores, como pratos de plantas, compartimento atrás da geladeira, recipientes plásticos jogados em montes de lixo, depósitos de água, entre outros.

De acordo com o levantamento, as regiões que apresentaram os índices mais baixos foram: Quebec, Portal das Torres, Grevíleas III, Alvorada I, Império do Sol, Paris VI, Ney Braga, Vila Esperança, Olímpico, Maringá Velho, Iguatemi, Floriano, Industrial, Iguaçu, Zona Sul, Aclimação, Operária, Paraíso e Internorte.

O risco é crítico para as regiões Alvorada III, Paulino, Pinheiros, Parigot de Souza, Tuiuti, Morangueira, Zona 07, Zona 06, Mandacaru, Vila Vardelina, Universo, São Silvestre e Céu Azul.

Já as regiões Piatã, Guaiapó e Cidade Alta apresentam risco alto.

A redução de casos confirmados de dengue também foi destaque durante a apresentação. Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 183 casos da doença em Maringá. O número é 95,56% menor que no mesmo período do ano passado, quando houve 4.163 confirmações de dengue.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa