SERVIÇO

Viaduto da Tuiuti será liberado antes do Natal

As duas pistas do viaduto em construção sobre a linha férrea na Avenida Tuiuti serão liberadas para o tráfego de veículos no dia 22 deste mês, o sábado que antecederá o Natal.

Atualmente a pista do setor leste do viaduto está em fase de conclusão e o tráfego é desviado em mão única para a pista paralela, no trajeto de 150 metros entre as proximidades da Avenida Mauá e a Rua Mitsuzo Taguchi.

De acordo com o presidente da Urbamar S/A, Fernando Camargo, a liberação do viaduto ocorrerá depois do asfaltamento e sinalização da pista leste, que a exemplo da pista oeste, também ganha mureta de proteção e calçada lateral para a travessia de pedestres.

Nova etapa

Para dar continuidade ao rebaixamento da ferrovia no trecho entre a Avenida Tuiuti e o Viaduto Centenário, equipes da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos realizaram no último final de semana a remoção de árvores nos lotes 577 e 578 da Gleba Patrimônio Maringá (Vila Nova), situadas na faixa da área pública onde será construída uma das pistas do lateral da futura Supervia Leste-Oeste.

Segundo o presidente da Urbamar, Fernando Camargo, a remoção das árvores foi necessária para o desenvolvimento de serviços da obra de rebaixamento da linha férrea.

“Esses serviços necessitavam ser executados e caso não o fossem inviabilizariam a continuidade do rebaixamento da linha férrea, portanto não havia outra alternativa quanto a remoção das árvores. Tudo foi executado com respaldo legal”, declara Camargo.

Base legal

De acordo com o secretário dos Serviços Públicos e do Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA), Diniz Afonso, o ofício nº 857/2007 encaminhado pela SEMAA no dia 5 deste mês, requerendo a remoção das árvores localizadas na faixa de uma das pistas da futura avenida, recebeu parecer favorável do engenheiro florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Helverton Luís Corino, e do superintendente regional do órgão, Paulino Heitor Mexia, que esteve no local acompanhando a remoção.

Conforme declaração assinada pelos representantes do IAP no dia 7 deste mês, o órgão se posicionou favorável ao corte das árvores requeridas, por tratar-se de árvores plantadas em lotes localizados no perímetro urbano do município e os pareceres técnicos estão anexos às solicitações protocoladas sob nº 9.779.968-7 e 9.779.969-5.

“Para que a remoção fosse autorizada, o IAP firmou termo de compromisso com o município para o plantio de 70 mudas de espécies florestais nativas da região onde se localiza o imóvel”, destaca o secretário Diniz Afonso, acrescentando que o local de plantio ainda será definido e avalizado pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Entre outras cláusulas, o termo de compromisso estabelece que o plantio deverá ocorrer num prazo máximo de três meses e o não cumprimento das obrigações assumidas sujeitará ao pagamento de multa no valor correspondente a R$ 100 por árvore autorizada para corte.

Serviço:

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3261-5511 (Serviços Públicos).

PMM