SAÚDE

Anvisa aprova medicamento que pode ser usado por pacientes com câncer colorretal

Remédio é indicado para adultos com metástase já em tratamento.

Anvisa aprova medicamento que pode ser usado por pacientes com câncer colorretal
O produto é indicado para o tratamento de pacientes, entre outras situações, que já passaram por quimioterapia à base de fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano. - Foto: Jo Panuwat D/ Adobe Stock
1 min de leitura
A A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (31), o registro do medicamento Fruzaqla (fruquintinibe). A substância é utilizada para tratamento de pacientas adultos em tratamento contra câncer colorretal metastático.

O produto é indicado para o tratamento de pacientes que já passaram por quimioterapia à base de fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano, entre outras situações.

Segundo a Anvisa, o fruquintinibe é um medicamento que bloqueia, de forma específica, alguns receptores chamados VEGFR-1, VEGFR-2 e VEGFR-3. Esses receptores são importantes para a ação do VEGF, substância que estimula a formação de novos vasos sanguíneos.

O bloqueio dessa via é uma estratégia muito usada no tratamento do câncer, incluindo o tipo colorretal. Ao impedir a ação desses receptores, o novo medicamento reduz a formação de novos vasos sanguíneos que alimentam o tumor, dificultando seu crescimento. O Fruzaqla “corta o suprimento” de sangue do tumor e assim ajuda a controlar a doença.

Maringa.Com, com informações da Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa