TRÂNSITO

Blitz marca um ano de campanha e renova compromisso para trânsito melhor

Para agradecer a ajuda voluntária da comunidade maringaense e renovar o compromisso para um trânsito melhor, a administração municipal, através da Secretaria dos Transportes, convida os maringaenses para participarem de uma blitz educativa que irá marcar a nova fase da campanha “Viva e Deixe Viver: pelo fim das mortes no trânsito”.

A ação, que acontecerá na praça Raposo Tavares, nesta quinta-feira (29), entre 10 e 12h30, será coordenada pelo secretário dos Transportes, Walter Guerlles, e contará com o apoio de diversos setores da Prefeitura, autoridades, clubes de serviços, representantes de igrejas, educadores, alunos e voluntários. “Pessoas fundamentais para que nossa campanha continue alcançando seu objetivo, que é o de salvar vidas”, comenta Guerlles.

Menos mortes

Ao mesmo tempo em que o ato de quinta-feira tem a intenção de reafirmar o compromisso da população com a edução e respeito ao trânsito, a administração municipal comemora os resultados obtidos neste primeiro ano da campanha “Viva e Deixe Viver”.

De acordo com dados da Setran, o envolvimento da comunidade nas ações da campanha fez com que o trânsito maringaense preservasse cinco vidas nos últimos doze meses, em relação ao ano anterior, já que entre janeiro e novembro de 2006 a cidade registrou 67 óbitos, enquanto esse ano foram 62 mortes.

O secretário explica que essa redução é significativa, tendo em vista o aumento de 6% na frota de veículos em relação ao ano anterior. “Cada vida preservada é importante para toda sociedade. Se o resultado fosse um óbito a menos já estaríamos satisfeitos, pois assumimos o compromisso de criar essa campanha para salvar vidas, e isso tem ocorrido graças ao envolvimento da sociedade que entedeu a necessidade de um comportamento mais humano no trânsito”, elogia Guerlles.

Novas ações

A Setran inicia agora uma nova etapa da campanha que passa a ser denominada “Viva e Deixe Viver – ações que salvam vidas”. O trabalho será semelhante ao realizado até o momento, porém com a pretensão de atingir mais pessoas para que a consciência de um trânsito de respeito seja geral. Ações como blitze educativas, uso da faixa de pedestre, sinalização de ruas e avenidas, orientações aos motoristas e Salva Vidas e Salva Vidas Semáforo terão continuidade. Além disso, os motoristas serão preparados para as mudanças que seram implantadas no sistema viário.

“Vamos manter a parceria com a sociedade civil organizada e continuar contando com o apoio dos voluntários, nossos grandes colaboradores para um trânsito melhor. Nossa principal meta é reduzir cada vez mais o número de acidentes e especialmente de mortes. Estamos certos que conseguiremos com a ajuda da comunidade, pois o trânsito é feito por todos”, finaliza o secretário dos Transportes.

PMM