EDUCAÇÃO

BR é lanterna no ranking de desempenho escolar

O Brasil voltou a ficar entre os últimos colocados no ranking do Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), prova aplicada para analisar o desempenho de estudantes de 15 anos matriculados nas redes de ensino públicas e particulares de 41 países.

Os dados estão disponíveis na internet e se referem a 2003, ano em que o exame teve ênfase no desempenho em matemática e ciências. Foram avaliados 250 mil alunos em todos os países participantes.

Em 2000, quando o Pisa foi aplicado pela primeira vez, o enfoque principal foi leitura. Naquele ano, estudantes de 32 países participaram da avaliação, e o Brasil já havia ficado entre os últimos colocados.

A prova, coordenada pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), avaliou nos dois anos as áreas de matemática, leitura e ciências, mas a comparação é restrita devido ao aumento no número de países participantes.

Será aplicada novamente em 2006, quando mais países devem ser englobados na avaliação.

A média geral dos alunos brasileiros no ano passado foi a pior na classificação da prova de matemática -356 pontos- ficando atrás da Indonésia (360 pontos) e Tunísia (359). Os melhores desempenhos nesse exame foram apresentados por Hong Kong, que atingiu 550 pontos, seguido da Finlândia (544).

Já no exame de ciências, o Brasil ficou em penúltimo, à frente apenas da Tunísia. A Finlândia lidera nessa prova, com 548 pontos.

O Brasil melhora um pouco na avaliação de leitura: fica com a média geral de 403 pontos, nota melhor do que a obtida por alunos de México (400), Indonésia (382) e Tunísia (375).

O Ministério da Educação informou ontem que ''vem investindo fortemente no ensino básico, executando um conjunto integrado de diretrizes'' para melhorar a qualidade.

Nessas diretrizes, o governo inclui a ampliação e redefinição do financiamento, por meio da criação do Fundeb (um novo fundo para a educação básica), a qualificação de professores, a valorização dos trabalhadores e a democratização da gestão, que inclui a capacitação de 150 mil diretores de escolas de todo o país.

Os resultados do Pisa não são muito diferentes do quadro demonstrado em junho, quando o Ministério da Educação divulgou o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2003.

Folha de Londrina