SERVIÇO

Comitê de combate à dengue se reuniu para programar novas ações

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue, se reuniu na última segunda-feira (19) para definir ações de conscientização da população sobre a prevenção e de combate aos focos do mosquito transmissor. Durante o encontro, com 17 instituições da sociedade organizada, foram apresentados resultados e propostas ações. Algumas instituições deverão encaminhar no decorrer da semana propostas de trabalho junto à comunidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Mariangela Felix Vecchi, uma das ações que têm se destacado é a promovida pela Zacarias Veículos, que inclusive disponibilizou o modelo para outras empresas interessadas em implantar o modelo. O representante da empresa, Valdir Mercado, salienta o trabalho que será realizado hoje, quarta-feira (21), como parte das ações do Dia D contra a dengue, marcado para este sábado (24): “Uma equipe de cinco funcionários visitará cinco casas de outros funcionários para dar orientações e eliminar focos do mosquito. Ao todo são cinco equipes que se revesam no trabalho”. Os funcionários foram treinados pela Secretaria da Saúde para realizar essa ação.

Clubes de serviço também estão dando sua parcela de contribuição ao Comitê e confeccionarão 100 faixas incentivando o combate à dengue. Algumas delas serão fixadas nos postos de saúde, onde durante toda esta semana os trabalhos de combate estarão intensificados, conforme Mariângela: “No sábado, o Dia D, não teremos nenhuma programação específica, pois estamos trabalhando ininterruptamente todos os dias. Nesta semana os postos de saúde também estão trabalhando mais intensivamente no combate à dengue, com orientações nas próprias unidades e através dos agentes comunitários de saúde”.

Mariangela reforça que a Vigilância Ambiental não tem dado trégua e continua fiscalizando e notificando pessoas que não contribuem para a erradicação da doença no município. Destaca que ainda são encontrados focos em locais onde aparentemente não haveria problemas: “Muitos focos são encontrados em um único vaso na residência, em um caquinho de telha no quintal, em uma única latinha exposta. É preciso eliminar todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti”, enfatiza.

PREVENÇÃO

Para prevenir a incidência do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, basta tomar algumas medidas básicas:

• Pneus que não estiverem sendo usados precisam permanecer secos e em local coberto, abrigado de chuva. Muros com cacos de vidro que possam acumular água devem ficar cheios de areia.

• Pequenos objetos, como tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis, por menor que sejam e que possam acumular água, assim como latas, garrafas, potes e outros recipientes sem uso, devem ser jogados no lixo e não em quintais e terrenos baldios.
• Latões, poços, cisternas, caixas d’água e outros depósitos de água para ser consumida têm que ficar fechados. Os que não têm tampa própria devem ser vedados com tela fina.

• Plantas que precisam ser cultivadas em jarros com água devem ser evitadas. As plantadas em vasos com terra precisam ter areia nos pratos dos vasos de plantas. Bromélias e outras plantas que acumulam água devem ser verificadas diariamente, pois podem tornar-se criadouros de mosquitos.

• Piscinas têm que ser tratadas com cloro e ser limpas pelo menos uma vez por semana. Em caso de não serem usadas, devem permanecer cobertas ou vazias.

• Reservatórios de água externos de geladeira, bandejas de ar condicionado e suportes de garrafão de água mineral devem ser lavados com bucha. Assim também deve ser o procedimento com vasilhames para água de animais domésticos, pelo menos duas vezes por semana.

• As lajes devem ser mantidas limpas e secas, assim como as calhas, que devem ser desentupidas para facilitar o escoamento da água.

• Lagos, cascatas e espelho d’água decorativos também precisam ser mantidos limpos. A água deve ser tratada com cloro.

• Ralos de cozinha, banheiro, sauna e ducha, devem permanecer desentupidos. Se não forem usados devem ser mantidos fechados, assim como a tampa dos vasos sanitários sempre fechadas. Em banheiros pouco usados a descarga deve ser dada uma vez por semana.

• Em cemitérios colocar terra ou areia nas floreiras e jardineiras.

Serviço:

Informações com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Mariângela Felix Vecchi, pelo telefone 3218-3139.

PMM