PARQUE DO JAPÃO

Maringá recebe especialistas em paisagismo de Kakogawa

Dois profissionais japoneses, especializados em paisagismo, estão em Maringá desde o início desta semana para agilizar o projeto de jardinagem do Parque do Japão.

Voluntários pela Prefeitura de Kakogawa – cidade co-irmã de Maringá – Jitsuyuki Ishihara e Yoshiaki Tamada vêm colaborar com os trabalhos executados por outro paisagista japonês, Hiroshi Kawashimo, que, desde o ano passado reside em Maringá e atua como consultor do projeto, na condição de voluntário da Agência de Cooperação Internacional Japonesa - JICA.

Uma das missões principais da equipe será distribuir, de acordo com a simbologia e tradição japonesas, as 450 toneladas de pedras brutas e de grandes dimensões que vão decorar o projeto paisagístico do jardim de características orientais, previsto para ser inaugurado em junho de 2008 em comemoração aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil e durante a provável presença da família imperial em Maringá.

Atualmente estocadas na área de implantação do jardim japonês, as pedras decorativas foram doadas pela Prefeitura de Mauá da Serra à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Parque do Japão - Memorial Imin 100”, que coordena a implantação do Parque do Japão. Entidades e empresas parceiras da Oscip também cederam caminhões para o transporte do material até Maringá.

Curso para manutenção

Além de contar com a atuação de profissionais japoneses especilizados em paisagismo, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Parque do Japão - Memorial Imin 100” também vem treinando e capacitando voluntários maringaenses para executarem trabalhos de manutenção do jardim japonês.

Com apoio da Prefeitura de Maringá e parceria com o Centro Universitário de Maringá – Cesumar – o curso coordenado pelo paisagista Hiroshi Kawashimo prioriza o ensinamento de técnicas de jardinagem, plantio e poda de árvores de acordo com o estilo tipicamente japonês.

A iniciativa tem a participação de membros da comunidade em geral, principalmente de moradores do entorno da área de 100 mil m² do complexo do Parque do Japão, que está localizado entre o Parque Itaipu e o Jardim Industrial.

Entre as obras previstas para o local estão a implantação de um jardim japonês, a construção de um teatro para 550 lugares, uma sala de eventos regionais, um restaurante típico e dois lagos.

Atualmente se encontra em fase de licitação o projeto para construção de um amplo ginásio de esportes de estilo arquitetônico contemporâneo japonês que atuará na formação de atletas de artes marciais, integrando um centro de excelência em Judô e Taekwondô para a região Sul do Brasil.

O empreendimento é desenvolvido pela Prefeitura de Maringá em parceria com a Oscip Parque do Japão - Memorial Imin 100, Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Prefeitura do Município de Kakogawa (Japão), com apoio da iniciativa privada, entidades e instituições voluntárias.

Serviço__________________________________________________

Mais informações: 3221-1425 / 3221-1471 (Seduh) / 9118-3378 (Mary)

PMM