Câmara divulga resultado dos estudos sobre mau cheiro em Maringá
Comissão especial analisou mais de 1,4 mil protocolos de reclamação para mapear a fonte do problema.
Após semanas de pesquisa, a Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal de Vereadores concluiu que a origem do mau cheiro em Maringá são as empresas instaladas na região Norte e Noroeste de Maringá.
Para o diagnóstico foram mapeadas as mais de 1,4 mil reclamações protocoladas pelo canal 156 da Prefeitura nos últimos quatro anos. De acordo com o relatório, 97% desses registros provêm da região dessas empresas.
O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (22) em reunião do CEE com representantes do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela fiscalização ambiental no Paraná.
As empresas responsáveis foram contatadas e “já começaram a adotar medidas para reduzir os odores”, destacou o presidente da comissão, o vereador Diogo da Lotérica.
Também foi discutido durante a reunião uma possível integração entre o IAT e o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) para ações em conjunto contra o problema.
“Eles estão fiscalizando essas empresas, mas precisam de um conjunto de ações junto com o município, por meio do IAM, junto com o IAT e junto com a nossa comissão. Vamos fazer esse trabalho em conjunto para tentar solucionar e dar respostas para esse problema o mais rápido possível“, afirmou Diogo.
Agora, com a origem do problema identificada, a CEE dará continuidade a uma série de reuniões com órgãos públicos e empresas especializadas para garantir orientações técnicas de possíveis propostas que contribuam com a redução do mau cheiro na cidade.