GERAL

Encontro busca consolidação do turismo regional e do artesanato local

Profissionais de turismo, empresários, representantes de órgãos públicos, docentes e discentes da região da Amusep participam desde terça-feira (6) do 6º Simpósio Regional de Turismo, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo.

Para discutir a importância da integração dos municípios no desenvolvimento de uma ofeta turística consolidada, priorizando a parceria entre entidades públicas e privadas, foram convidados palestrantes renomados que relatam as experiências vividas em seus estados.

O prefeito Silvio Barros participou da abertura do evento, na noite de terça-feira, demonstrando a satisfação em receber o palestrante da noite, ex- secretário de turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi, que segundo ele “faz parte da história do turismo do Brasil. Tive a honra de trabalhar durante muitos anos com o Paulo, uma pessoa que conhece tudo sobre turismo. Tenho certeza que os participantes desse simpósio irão aprender muito com as experiências de nossos palestrantes. Temos muito o que fazer em Maringá e região, mas estamos implantando algumas marcas que certamente darão bons frutos”.

A coordenadora de relações institucionais da Secretaria do Estado de Turismo, Eliane Karam Sanches, elogiou a iniciativa de Maringá em promover um evento voltado ao turismo. “É uma honra participar de eventos que promovam o turismo, e Maringá é uma cidade pólo da região noroeste e deve aproveitar essa situação. É importante que cada município entenda sua vocação e invista nesse atrativo”.

Além do Simpósio Regional de Turismo, a Prefeitura realiza nesta quinta-feira (8) o 2º Seminário de Artesanato, que tem início às 8h30 e se estende durante todo o dia no auditório do Crea, avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, os dois eventos pretendem capacitar os profissionais de turismo e artesanato. “É uma satisfação promover encontros que discutam novas formas de investimentos. Precisamos aproveitar nossas belezas naturais e acreditar no potencial turístico de nossa região. Ouvindo e trocando experiências podemos evoluir e consolidar nosso turismo e artesanato".

2º Seminário de Artesanato

Quinta-feira (8)

8 horas – Inscrições

8h30 – Palestra “Qualificação do artesanato para conquista de novos mercados” - Palestrante Cândida Maria Cervieri, diretora do departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

9h30 – Palestra “Competência ou motivação? Eis a questão” - Palestrante Aparecido Balbino de Queiroz, presidente da Ampec Micromar.

10 horas – Coffee break

10h30 – Palestra “Criação, produção e comercialização – desafios do setor artesanal” - Palestrante Ana Cristina Nóbrega, coordenadora do Prongama Ñandeva.

12 horas – Almoço

14 horas – Palestra “Artesanato e iconografia: uma experiência em Jacarezinho (Pr)” - Palestrante Yasushi Shima, designer industrial e consultor da Pentágono Consultoria.

15 horas – Palestra “Atendimento e marketing no artesanato” - Palestrante Alessandra Serra Okawa, consultora em recursos humanos, marketing e vendas pelo Sebrae Paraná.

16h30 – Encerramento.

PMM