TURISMO

Ministério do Turismo e Prefeitura trabalham para regularizar empresas do seto

O coordenador regional do Ministério do Turismo no Paraná, Ion Gaetner Junior visitou a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Seict) para tratar de assuntos relacionados ao cadastramento de empresas do setor, com o secretário, Ercílio Santinoni.

Também estavam presentes na reunião o vice-presidente da Associação Maringaense das Agências de Viagens (Amavi), Paulo Rodrigues e a gerente municipal de Turismo, Rosângela Danielides.

Transportadoras, organizadoras de evento, meios de hospedagem e parques temáticos podem fazer o cadastro no Ministério do Turismo, através do site: www.cadastur.turismo.gov.br ou procurar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

“O cadastro é importante para que as empresas estejam habilitadas a trabalhar com a atividade regulamentada”, explica o coordenador.

O objetivo da visita foi o estabelecimento de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Seict para agilizar o cadastramento das empresas.

A Seict fará o encaminhamento dos cadastros ao governo do estado.

Além de se reunir com representantes do setor no município, o coordenador veio a cidade para realizar vistoria junto as agências cadastradas e fiscalização das agências não cadastradas.

Para o secretário Ercílio Santinoni, o cadastro das empresas representa uma garantia para a comunidade que necessita do serviço.

“É uma segurança e tranqüilidade para o usuários saber que as empresas são fiscalizadas e conseqüentemente, idôneas”, destaca.

Cadastur: o cadastro no Ministério do Turismo, denominado Cadastur, é uma determinação da lei 8.181/91 – decreto 5.406/2005.

É um sistema on-line que reúne informações sobre meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias, entre outros.

As informações sobre o prestador cadastrado passam a integrar um banco de dados, importante fonte de consulta para consumidores, prestadores de serviços turísticos e público em geral.

O Cadastur tem aproximadamente 25 mil usuários e é uma ferramenta de trabalho para coordenadores, técnicos e agentes fiscais dos Órgãos Delegados, como as secretarias estaduais de turismo, por exemplo.

O Ministério delega a essas entidades, por meio de convênio, as atribuições de cadastrar, classificar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos.

Informações na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, com a gerente de Turismo, Rosângela Danielides, pelo telefone 3221-1333
PMM