SAÚDE

Hipertensão e diabetes terão remédio subsidiado

Até o fim do ano o governo deve enviar ao Congresso Nacional um projeto para reduzir em até 50% o preço de medicamentos para hipertensão e diabetes nas farmácias particulares. A proposta, que integra o Programa Farmácia Popular, prevê que o governo subsidie o tratamento feito com 10 princípios ativos, usados no preparo de 60 remédios para o tratamento das duas doenças, incluindo insulina.

Pelo projeto, em análise na Presidência da República, os medicamentos com desconto seriam vendidos em farmácias credenciadas. Para comprá-los, pacientes terão de apresentar uma receita médica específica, feita exclusivamente para este programa.

O Ministério da Saúde deve arcar com parte do pagamento. Pelas estimativas do ministério, para o primeiro ano do programa, o governo terá de desembolsar R$ 150 milhões, o suficiente para subsidiar o tratamento de 3 milhões de pacientes hipertensos e 1 milhão de pacientes diabéticos.

O coordenador do Programa Farmácia Popular, Dirceu Barbano, afirmou que o pagamento das farmácias será feito por meio da rede de bancos oficiais. ''Pelo projeto, vamos estabelecer um valor de referência para os produtos, que terá de ser respeitado.''

Folha de Londrina