CULTURA

Artista maringaense promove mentoria sobre estabilidade financeira na carreira artística

Aulas do curso 'Viver de Arte' serão ministradas por Elisa Riemer. Saiba mais.

Artista maringaense promove mentoria sobre estabilidade financeira na carreira artística
Elisa Riemer é artista visual, colagista e magista. - Foto: Lais Giovannetti
3 min de leitura
A A

O maior drama das pessoas artistas de qualquer área é, sem dúvida, como viver de arte. Por isso, a eMentoria vai ofertar o curso 'Viver de Arte: Ferramentas para e estabilidade financeira', ministrado pela maringaense Elisa Riemer.

A artista vai trazer um panorama de sua trajetória e todas as ferramentas que serviram para estruturar sua carreira artística nas Artes Visuais. A mentoria será uma experiência real pautada em formas que ajudam os artistas interessados a consolidar sua arte e poder viver de forma autônoma. “É um lugar de descoach e pé no chão real sobre geração de renda para artistas de todas as áreas”, diz Elisa.

A formação será on-line, com aulas ministradas ao vivo, e podem se inscrever artistas de qualquer área, maiores de 18 anos, sem requisito de produção prévia. A ação tem investimento na modalidade "pague quanto puder", sendo o valor mínimo de R$50, para a cobertura básica dos custos.

As aulas serão divididas em:

  • Aula 1: Rascunho da realidade atual da/o/e artista/e formas de subsídio atual e renda artística;
  • Aula 2: Mercado artístico: locais e possibilidades de renda;
  • Aula 3: Por onde começar? Espaços de atuação? Criação de Portfólio;
  • Aula 4: Me preparando para a Web: Como me apresentar para o mundo? O mercado cultural: desafios e oportunidades da carreira artística.

Sobre a artista

Elisa Riemer é artista visual, colagista e magista. Com expressão nacional e internacional, teve obras expostas em instituições como Colorado College nos EUA, Universidade Lille, na França, Escuela Artediez, Barcelona - Espanha. A exposição ‘Entre Corpos & Galáxias’ marcou o início de seu percurso solo, seguida por sua segunda exposição ‘AnatoMinha’.

Reconhecida como uma expoente da colagem no Brasil, desenvolve sua arte com a interseção entre o digital e o analógico, consolidando-se como referência em artes mágicas e cartomancia. Seu trabalho é marcado por sua militância feminista, criando cartazes emblemáticos para manifestações e marchas para todo o Brasil. como a Marcha das Vadias e Paradas LGBTs.

Entre suas obras mais conhecidas está ‘Deleitação’, capa da edição italiana de Come As You Are, de Emily Nagoski, e da Vogue Portugal em 2021. Elisa se dedicou à cartomancia, sendo a fundadora do Nosotras Tarot, o primeiro tarot feminista do Brasil, com criações autorais que incluem diversos baralhos, como Lenormand e Tarot do Fim do Mundo.

Conheça mais do trabalho da artista no perfil do Instagram.

Serviço

'Viver de Arte: Ferramentas para e estabilidade financeira'

  • Inscrições neste link
  • Investimento: modalidade "pague quanto puder", sendo o valor mínimo de R$ 50,00, para a cobertura básica dos custos
  • Carga horária: 12h
  • Aulas online e ao vivo, todas as terças-feiras, nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto de 2026, sempre às 18h30min

A iniciativa é fruto da parceria entre a eMentoria, projeto de fomento às carreiras artísticas de pessoas LGBTQIAPN+ e negras, a Produtora Eutópica Produções, a Riemer Artes & Editorias Mágicas e conta com o apoio do Portal Maringaense Cultural.

Assessoria de imprensa/Maringaense Cultural