GERAL

Sindicatos regionais aprovam fim da greve na Caixa

O fim da greve dos servidores da Caixa Econômica Federal já foi aprovado pelos sindicatos de sete cidades – Brasília, Florianópolis, Pelotas (RS), Jundiaí (SP), Bragança Paulista (SP), Porto Alegre, Teresópolis (RJ) – e dos estados de Roraima e Acre. Eles aprovaram a nova proposta da direção da Caixa e o retorno ao trabalho foi nesta quarta-feira (10).

Em Belo Horizonte, o sindicato decidiu pela continuação da paralisação, que já dura sete dias.

A nova proposta da Caixa prevê Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no valor de R$ 4.100, para empregados não-comissionados, e de R$ 4.362,84, para comissionados; reajuste salarial de 6%; e cesta-alimentação também no 13º salário. Foi definida a contratação de 3 mil novos empregados até dezembro e a realização de concurso público em março de 2008. Os dias de greve, ainda de acordo com a proposta, não terão que ser repostos e não serão descontados.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Brasília, Enilson da Silva, um julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST) seria uma ameça aos servidores. "Sempre que nós fomos ao TST foi ruim para a classe trabalhadora. O que nos resta é aceitar a proposta, porque no TST certamente será pior", disse. As principais reivindicações, acrescentou, não foram atendidas.

Bondenews