MEIO AMBIENTE

Prefeitura estabelece metas ambientais

O prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi, e o Promotor Público de Meio Ambiente, Ilecir Heckert, firmaram cinco termos de ajustamento de conduta para preservação ambiental.

Com a assinatura dos acordos, a prefeitura de Maringá terá um prazo de 180 dias para iniciar os processos destinados às medidas ambientais corretivas no município.

A primeira providência trata da implantação do plano de manejo do Parque do Ingá. A finalidade é atualizar as formas de uso existentes no parque. No Bosque dos Pioneiros deverá ser feito o controle do impacto das galerias pluviais que causam destruição da área. A terceira providência se refere ao licenciamento e regulamentação da utilização dos cemitérios municipais, tendo em vista a legislação ambiental.

O município também deverá criar mecanismos de proteção das nascentes de córregos e ribeirões afetados pelo lançamento de galerias pluviais, como ocorre atualmente com os córregos Mandacaru e Nazaré. Outra iniciativa é a de recuperação das áreas de preservação permanente previstas na Lei 6.351/2003, que trata de áreas de fundos de vale.

PMM