GERAL

Maringá vai receber verba para ampliar saneamento

A sanepar e a Prefeitura de Maringá assinaram na última quarta-feira (3), o contrato para a realização de investimentos na área de saneamento, através Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Pelo contrato assinado, serão investidos R$ 18,9 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Os recursos são provenientes da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, as obras devem começar em maio de 2008 e sua conclusão está prevista para maio de 2010. "Com esses investimentos vamos ampliar o índice de atendimento dos serviços de coleta de esgoto de 78% para 85%, atingindo a meta fixada pelo governador Requião para cidades com mais de 50 mil habitantes. Essas obras também vão gerar empregos e movimentar a economia da cidade", destacou Stênio.

Além da assinatura do contrato, a Sanepar também apresentou o projeto que será executado na cidade. Segundo o gerente de Projetos e Obras da empresa, Reinaldo Antônio Fernandes, serão implantados 50 mil metros de rede coletora de esgoto e executadas 2.500 ligações prediais. A obra também prevê a ampliação das Estações de Tratamento de Esgoto Alvorada e Mandacaru, e a construção de quase 10 mil metros de interceptores (tubulações).

O prefeito Sílvio Barros disse que os investimentos são de grande importância para os moradores, pois vão trazer soluções e mais qualidade de vida para moradores de vários bairros. "O município vai participar, ao lado da Sanepar, com várias parcerias, objetivando o melhor para a população", enfatizou Barros.

Entre os bairros beneficiados com os investimentos do PAC estão o Jardim Madri, Cidade Alta, Sol Nascente, Villagio Treviso, Bertioga e São Silvestre.

Bondenews