SAÚDE

Academias da Terceira Idade ganham espaço em locais privados

Após o sucesso das Academias da Terceira Idade - ATIs em espaços públicos de Maringá, empresas privadas interessadas em oferecer saúde à população também aderem à instalação dos equipamentos. No último sábado foi inaugurada uma ATI no Country Clube de Maringá, que atenderá aos associados da instituição.

O prefeito Silvio Barros e a secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias, estiveram no local durante a inauguração. Para o prefeito, o que é bom deve ser copiado. “As ATIs estão servindo como instrumento aliadas ao tratamento de idosos e na prevenção de doenças. Quanto mais pessoas tiverem acesso aos equipamentos, melhor será a saúde da população”, afirma.

Desde que a Prefeitura de Maringá instalou a primeira ATI, em abril do ano passado, outros municípios e empresas privadas vêm se interessando pelo projeto.

As ATIs estão inseridas no Programa Maringá Saudável, de prevenção à saúde. Na cidade, há atualmente 16 módulos fixos e uma ATI móvel, adaptada em um ônibus que circula pelos bairros. A ATI móvel foi criada em parceria com o Santa Rita Saúde.

A 17ª ATI fixa será inaugurada ainda neste mês, no bairro Cidade Alta. A expectativa da administração municipal é criar uma academia pública para os idosos por mês até o final de 2008.

As academias foram disponibilizadas pela Prefeitura em parceria com a Unimed Maringá, que cedeu os equipamentos até agora. Os módulos geralmente são instalados ao lado de postos de saúde, bosques e praças públicas. As academias vêm obtendo resultados positivos avaliados e comprovados através de estudos feitos pela Secretaria da Saúde.

De acordo com a secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias, as ATIs estão causando muitos benefícios à população. “Temos já várias histórias de pessoas que se livraram de doenças crônicas com o auxílio das ATIs. Quem utiliza os equipamentos conta com o acompanhamento de profissionais das Secretarias da Saúde e dos Esportes e Lazer”, conclui.

Locais das ATIs

Os bairros que já contam com as academias são Parigot de Souza, Quebec, Iguaçu, Jardim Internorte, Parque do Ingá, Parque Alfredo Nyeffeller, Zona Sul, Parque Avenida, Bosque dos Pioneiros, Jardim Alvorada, distrito de Iguatemi e Floriano, Centro Social Urbano – CSU, Vila Santo Antonio, Bosque das Grevíleas e Vila Esperança.

PMM