ENTRETENIMENTO

Projeto Um Outro Olhar

Neste sábado o Projeto Um Outro Olhar vai revisitar os loucos anos 60 com uma das obras mais influentes daqueles tempos: "De Punhos Cerrados", do italiano Marco Bellocchio. Em sua estréia na direção de longas, Bellocchio faz um dos ataques mais virulentos à instituição familiar e não deixa de sinalizar seu inconformismo em relação à religião, ao Estado e à burguesia. Junto com "A Chinesa", do nosso amigo Godard, "De Punhos Cerrados" foi um dos filmes que anteciparam (profeticamente, diriam alguns) o maio de 68. Portanto, um filme sobre um tempo em que o engajamento de esquerda não permitia flertes com a direita reacionária.

Bellocchio, que passou por problemas mentais sérios, nos anos 70, voltou à velha forma (ainda que mais triste) quando, em 2003, lançou o fabuloso "Bom Dia, Noite" - um filme sobre o líder da Democracia Cristã Aldo Moro que, em 78, foi assassinado pelas Brigadas Vermelhas. Tanto ontem, quanto hoje, Bellocchio continua exibindo a sua particular visão de mundo que expõe as fraturas ideológicas de todos aqueles que já sonharam em mudar o mundo. "De Punhos Cerrados", nessa perspectiva, é pra lá de genial. Não percam.
Dia 29 - Sábado - 20h - Aspen Centro de Convenções, no Aspen Park Shopping Center

O Projeto Um Outro Olhar é uma realização da Sociedade Médica de Maringá, do Aspen Park Shopping Center e do Cinesystem. Conta com o apoio da Secretaria de Cultura, da Master e Art Vídeo, da Rádio Universitária, Rádio Cesumar, Jornal O Diário, Hidéia-Papéis e Embalagens, estudantesonline.com.br e maringa.com.

SAP