MEIO AMBIENTE

Plantios de mudas celebram Dia da Árvore

Alunos da Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos comemoraram o Dia da Árvore, celebrado na última sexta-feira (21), plantando mudas no Parque do Japão. A atividade foi realizada logo pela manhã com a presença do secretário do Meio Ambiente e Agricultura (Semaa), Diniz Afonso, e do secretário da Educação, Manoel Gomes.

Os secretários foram enfáticos ao declarar às crianças que para que possam desfrutar dos benefícios que a arborização traz é necessário que plantem árvores: “É preciso que cuidem das árvores e continuem plantando para que no futuro ainda tenhamos os benefícios que elas nos trazem”, destacou Afonso.

Foram plantadas no Parque 100 mudas de árvores nativas. No período da tarde trabalhadores do setor de arborização da Semaa plantaram 60 mudas no Bosque das Grevíleas. Também foi realizado plantio de árvores nativas no Bosque da Amizade, mantido pelo Rotary Club.

O Dia da Árvore, em Maringá, é comemorado com orgulho pela reconhecida arborização. A cidade oferece a cada um de seus moradores cerca de 40 metros quadrados de área verde total, riqueza mantida por três áreas ecológicas localizadas na área central - Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes, Bosque dos Pioneiros e Parque do Ingá.

Além desses bosques, a cidade conta com mais 14 reservas, totalizando 17 áreas que somam mais de 100 alqueires de matas. Com cerca de 130 mil árvores nas vias públicas, apenas essas árvores já proporcionam ao cidadão maringaense uma área verde de 25 metros quadrados por habitante.

Exemplares de Acácia, Quaresmeira, Paineira, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pata-de-Vaca, Flamboyant, Jacarandá Mimoso, Tamareira do Oriente, Acácia Imperial e Palmeira Imperial, entre outros, estão em toda a cidade.

A arborização em Maringá teve início em 1949, logo após a fundação da cidade e a primeira árvore plantada pode ser encontrada na esquina da Avenida Duque de Caxias com a rua Joubert de Carvalho, em frente ao antigo escritório da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.

PMM