ENTRETENIMENTO

Os sinos da Catedral voltam a soar depois de dois anos sem gravar

Catedral, banda cujo nome surgiu de uma simples conversa completa vinte anos de carreira em novembro. O trio Kim Motta (vocal), Júlio Motta (guitarra) e Guilherme Morgado (bateria) tornaram-se conhecidos com o LP “Para Todo Mundo” pela gravadora Warner depois de 12 anos de carreira no mercado Gospel.

Com influências que vão do rock britânico à MPB a banda apresenta uma discografia com 20 discos entre o mercado Gospel e Pop Rock/ MPB.

O jeito da Catedral se expressar fica evidente em cada trabalho, a temática crítica -social está muito forte. O modo peculiar ao falar no amor de várias formas sempre num prisma positivo é inconfundível, uma marca registrada na história da banda.

Depois de dois anos e alguns meses sem gravar a banda grava um CD mais maduro: “Enquanto o Sol Brilhar”, seu 21º trabalho, produzido em apenas três meses dentro do estúdio. Com referências que vão de Chico César a Elvis Presley. O trio que não se importa em ser comparado à Legião Urbana porque acreditam na sua luz própria.

Leia a seguir uma entrevista exclusiva com o vocalista Kim feita ao Maringá.Com.

MC- Vocês são casados?Tem filhos?

C- Sim todos nós, agora com filhos somente eu e o Guilherme que temos um casal cada um.

MC- Quanto tempo de banda?

C- Quase 20 anos, vamos fazer 20 anos em novembro...

MC- Porque o nome Catedral?

C- Foi um nome que surgiu em uma conversa entre a gente e gostamos. Nada demais em termos de significado...

MC- O que vocês acham de serem comparados ao Legião Urbana, isso incomoda vocês?

C - Não incomoda, mas ao mesmo tempo a Legião já acabou há mais de 10 anos e essa comparação na verdade não cabe mais, somente para uma parte da mídia que ainda quer nos prejudicar com isso, ai sim, isso nos incomoda um pouco, porque veja bem: o Jorge Versilo {Djavan} e a Isabela Taviani {Ana Carolina} já passaram por isso, mas não como nós e acho particularmente a voz e a música deles mais parecida dentro do contexto e, digam-se de passagem, os dois têm muito talento... Temos luz própria e uma carreira solidificada há quase 20 anos com sucesso em dois mercados de música distintos, ou seja, temos uma história única no Brasil.

MC- Como formaram a banda?

C - Dentro de uma Igreja Presbiteriana há quase 20 anos e não tínhamos idéia do que aconteceria.

MC- Vocês se consideram uma banda de rock?

C- Cheguei à conclusão sadia que somos uma Banda de MPB/Rock, pois somos bem diferentes dessas novas bandas de rock que estão por ai...

MC- Quais as influências?
C - Rock inglês, progressivo e MPB, além de Soul, jazz e toda música negra americana...

MC- O que estão ouvindo no momento?

C- Muse, Joss Stone, John Mayer, John Legend, Rush {sempre}, Elvis {sempre}, Silverchair, Seal, Vander Lee, Beto Guedes, Miltom e etc.

MC- Tem alguma mania antes de entrar no palco?

C- Entro por último.

MC- Qual foi o maior público para que vocês já tocaram? Onde?

C- Para 200 mil pessoas, festa de uma rádio no Rio.

MC- Qual o conselho que vocês dariam para as bandas que estão começando?

C- Perseverança, pensamento positivo e fé. Com talento você consegue com certeza...

MC- Quando e como estouraram na mídia? Acha que a televisão teve a ver com a divulgação de vocês? Porquê?

C- Foi com a música e o clipe de Eu amo mais você em 2001. Acho que sempre tem a ver e colabora com o desenvolvimento do trabalho, mesmo a gente não sendo uma Banda presente na mídia o tempo inteiro. Na verdade somos uma Banda que priorizou a carreira e deu certo, graças a Deus e ao nosso maravilhoso público...

MC- O que vocês acham que divulga mais atualmente a televisão com clipes e shows ou a internet?

C- Legal, nesse ponto ajuda muito o nosso trabalho... Até porque não temos muitos espaços bacanas na TV convencional...

MC- O que vocês prepararam para esse novo CD?

C- Depois de 2 CDs de ouro consecutivos com “Acima do nível do mar” e “A resposta de um desejo” e um DVD de ouro {Acima do nível do mar} e uma parada de 2 anos e alguns meses, precisávamos lançar um trabalho inédito {nesse meio tempo foi lançada uma coletânea da Banda chamada Atemporal}. Por isso fizemos um CD com 12 faixas inéditas + duas regravações de terceiros, Templo de Chico César e Flaming Star gravada no original por Elvis Presley, totalizando 14 músicas. Ele é muito importante, pois será uma ponte para a comemoração dos nosso 20 anos ao vivo no ano que vem.

MC- Acham que amadureceram?

C - Com certeza e isso esta sendo muito bom...

MC-Próximos shows.

C - Isso é com a agência produtora, rsrsrs... Não sei nada de cabeça...

Liziane Neu