ECONOMIA

Concessionárias preparam pedido de reajuste do pedágio

As concessionárias que exploram o pedágio nas rodovias paranaenses devem protocolar nos próximos dias um pedido de reajuste das tarifas praticadas atualmente. De acordo com o contrato firmado durante o governo Jaime Lerner (PSB), as concessionárias têm direito a reajustar as tarifas todo o dia 1º de dezembro, baseadas em um índice calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As declarações dadas pelo governador Roberto Requião (PMDB) ontem, porém, indicam que dificilmente o pedido de reajuste deve ser aceito passivamente pelo governo. O governador está em pé-de-guerra com as concessionárias desde 2002, quando prometeu baixar as tarifas de pedágio durante sua campanha ao governo. ''Elas (as concessionárias) estão ganhando demais, cobrando muito caro pelo pouco que oferecem. O pedágio no Paraná é um roubo. Estamos lutando para alterar os contratos na Justiça, e acho que vamos ganhar essa parada'', disse o governador.

No ano passado o DER se recusou a homologar o reajuste pedido pelas empresas em dezembro. A questão só foi resolvida pelo Supremo Tribunal Federal, que concedeu liminar às concessionárias para que os preços fossem aumentados em 15,34% no dia 1º de julho.

O presidente regional da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto, espera que o reajuste seja concedido mais facilmente este ano. ''É um direito das concessionárias que está no contrato, e não há o que questionar a respeito dele. Esperamos que essa questão não seja misturada com interesses políticos, o que só causa prejuízo a todos'', afirmou.

Chiminazzo Neto informou que além do reajuste anual as empresas também entraram com um procedimento administrativo para obter um reajuste adicional relativo aos meses em que as concessionárias foram proibidas de aumentar as tarifas devido à briga judicial com o governo no início do ano. ''Ainda não obtivemos resposta, mas se necessário iremos recorrer à Justiça para ressarcir esse prejuízo'', disse.

Folha de Londrina