SAÚDE

Saúde promove arrastão contra a dengue

A Secretaria de Saúde realiza durante todo o dia de amanhã um arrastão contra a dengue em alguns bairros da cidade. A ação faz parte do do trabalho relativo ao Dia D – Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado no dia 20 de novembro. De acordo com Roderlei Araujo, gerente de vigilância em saúde, os locais foram escolhidos em virtude do alto índice de depósitos de larvas positivas de aedes aegypti encontrado.

Segundo o Programa Nacional de Controle da Dengue, o índice de larvas positivas para aedes aegypti é de 1%. “Maringá, como um todo, está com índice de 0,3%”, explica Araujo. No entanto, somando o que foi encontrado no Jardim Alvorada 3, Vila Morangueira e conjunto Léa Leal o número chega a 3,4%. No Jardim Alvorada 1 e conjunto Ebenezer o índice foi de 3,8%. E o mais alto deles, de 4%, foi detectado nos conjuntos Cidade Alta e Aeroporto.

Trinta trabalhadores do Saop vão colaborar com o arrastão, que vai percorrer os bairros citados e recolher todo material inservível que sirva como potencial criadouro do mosquito transmissor da dengue, como pneus, caixas d´água, vasos de plantas e garrafas. “Em muitas casas as larvas apareceram em materiais recicláveis”, comenta o gerente em vigilância. Tudo o que o for recolhido será encaminhado para as cooperativas de material reciclável.

Além do arrastão, a Secretaria de Saúde distribuiu durante esta semana material educativo para estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Junto com o material seguiu um 'questionário', com a orientação para que os próprios alunos fiscalizassem suas casas e providenciassem a remoção dos criadouros do aedes.

No sábado, Dia D, agentes de saúde irão distribuir material educativo para comerciantes e pedestres em trechos da avenida Brasil. Na tenda montada na praça Raposo Tavares serão expostas larvas e alguns insetos transmissores da doença.
PMM