CULTURA

Teatro Calil Haddad conserva história e oferece momentos culturais

Com 10 anos de existência, o Calil Haddad é o maior teatro do Norte do Paraná, com área construída de 7.836,95 m². Possui completa infra-estrutura que o credencia como um dos melhores do país. Possui instalações climatizadas com sistema central. Tem amplo estacionamento para veículos e três bilheterias. Com a reunião de todos esses setores, o teatro conserva a história de Maringá e oferece momentos culturais ao público.

Abriga o Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, a Sala de Exposições, a Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural e a Secretaria da Cultura. Conta com o Foyer Elfrida Wunderlich Biscaia, que tem dois acessos, interligando o teatro e o museu. Abriga em um dos espaços um painel em mosaico do artista Poty, possui palco alternativo de 49,95 m² e banheiros.

Ainda apresenta em outro espaço o Auditório Oscar Leandro, que possui seis entradas, duas saídas de emergência, capacidade para 797 pessoas e é composto por platéia e palco. A platéia comporta 582 lugares e o balcão oferece espaço para 215 lugares. O palco apresenta formato italiano, com área de 112 m², boca de cena de 12 metros de largura e 6,60 metros de altura, procênio com 4,50 metros e profundidade de 12 metros.

O Museu de História e Arte Helenton Borba Cortes abriga um grande acervo de obras que relatam aspectos da história e da cultura de Maringá. O acervo é composto por objetos como fotografias, maquinários e arados agrícolas, a maioria deles da década de 40, cedidos por pioneiros. Uma das peças históricas que faz parte do acervo do museu é o piano que pertenceu ao compositor Joubert de Carvalho, autor da música Maria do Ingá, que deu origem ao nome da cidade.

Além do Museu de História e Arte Helenton Borba Cortes, o Teatro Calil Haddad também abriga a Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural, criada em 1984, com o intuito de resgatar documentos históricos sobre a trajetória da cidade. O setor de Patrimônio Histórico é procurado com freqüência por educadores, acadêmicos, historiadores e pessoas atuantes nas mais diversas áreas, interessadas em pesquisar e conhecer mais detalhes da história do município.

O acervo do patrimônio é composto por 3 mil peças organizadas por seções. Uma delas dispõe de documentos escritos separados em recortes de jornais, coleção de teses, livros, arquivos de periódicos e acervos particulares em geral. Outra dispõe de documentos orais compostos por cadastro de pioneiros, entrevistas e discos arquivados em fitas (cassete) e vídeo (VHS). O patrimônio também conta com um acervo iconográfico, constituído por fotografias, slides, mapas e quadros.

A secretária da Cultura, Flor Duarte, ressalta a importância de se ter um teatro como o Calil Haddad, que é uma casa de espetáculos que vem proporcionando excelentes momentos artísticos para Maringá. “Agradeço ao prefeito pelo apoio incondicional que a administração tem dado aos projetos da Secretaria da Cultura, aos artistas que estiveram neste palco proporcionando bons momentos para o público e aos funcionários que são os verdadeiros guardiões deste teatro”.

Serviço

Informações no Teatro Calil Haddad – Secretaria da Cultura (avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, nº 2.500) – pelo telefone 3901-1823.