CULTURA

Cultura finaliza programação de Mostra com duas peças para este fim de semana

A VI Mostra do Centro Popular de Cultura (CPC) está finalizando a agenda de espetáculos. As peças são apresentadas nas sextas, sábados e domingos com entrada franca. As apresentações têm apoio da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria da Cultura (Semuc). Nesta sexta-feira (17), sábado e domingo, às 21h15, no Teatro Barracão, acontecem a mostra teatral “E viva Cacilda Becker”, encenada pela Companhia de Teatro Caiçara.

O espetáculo é inspirado nas obras “Panorama do Finnegans Wake” e “Ulisses”, de James Joyce. Além de homenagear uma das grandes atrizes do teatro brasileiro, há um remake – ou seja, uma reinvenção - da fórmula de Joyce, que cria uma espécie de caleidoscópio: misturam-se dramaturgia, poesia, filosofia e estética. A direção é do coordenador do Núcleo de Teatro do CPC, Newdemar de Souza.

O autor James Joyce faz uma ginástica com a palavra e com a gramática. São criações de formas inauditas de ideogramas, em que o começo do texto é no meio de uma frase e o fim no meio da outra. Há inspirações dos seguintes dramaturgos: Samuel Becket, Fernando Arrabal, Bertold Brecht, Jorge Henrique Lopes (dramaturgo maringaense), Nietzsche, Drummond, além da sonoplastia dos músicos Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda.

Apoio

A secretária da Cultura, Flor Duarte comenta que, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, há o propósito de levar cultura à comunidade. “Essa mostra de teatro é um dos projetos aprovados pela Lei de Incentiva à Cultura. Com a parceria da Prefeitura, achamos muito interessante proporcionar projetos diversificados de grupos maringaenses, sem custo algum. Esperamos que a iniciativa tenha sucesso”, ressalta.

Outra mostra

A segunda peça deste final de semana, apresentada no sábado (18) e domingo (19), no Teatro Barracão, também com entrada franca, trata-se de “Histórias em quadrinhos para o teatro”, adaptada e montada em outra ocasião. O espetáculo em questão volta a ser encenado, pela boa aceitação do público, mas em versão diferenciada: “As aventuras de Mafaldo e na terra dos brinquedos quebrados”. Por esta boa receptividade da platéia, novas aventuras e textos inéditos estão sendo editados, como o da famosa personagem Mafalda - criação do argentino Salvador Lavado, o Quino.

Uma pequena, mas grande intelectual, Mafalda é uma personagem engajada politicamente, que monitora os problemas do planeta, questiona a realidade, fala sobre os problemas ecológicos, sobre o preconceito e aspectos existenciais. Mafalda também é fã dos garotos de Liverpool. A peça traz diversas coreografias e, na sonoplastia, a canção “Abbey Road”, do imortalizado grupo, The Beatles. A direção é de Wellington Romano.

Serviço

Para reservar convites ligar para o telefone: (44) 8822-6248 ou na bilheteria do Teatro Barracão, à avenida Bento Munhoz da Rocha Neto com uma hora de antecedência. O

telefone do teatro é (44) 3901-1121.