ECONOMIA

Portal dá transparência às contas públicas

O governo do Paraná apresentou nesta terça-feira (16) o portal Gestão do Dinheiro Público, que torna mais transparentes as contas do Poder Executivo. Inédita no país, a página, que pode ser acessada no endereço www.gestaododinheiropublico.pr.gov.br, inclui detalhes sobre receitas e despesas, como dívidas externa e interna do Estado, pagamentos efetuados, precatórios e orçamento.

O lançamento do portal, desenvolvido pela Celepar, será na quinta-feira (18). Futuramente, vai incluir detalhes sobre o balanço geral do Estado. O lançamento do site foi feito pelo secretário da Fazenda, Heron Arzua, na reunião semanal do governador Roberto Requião e seu secretariado, ocasião em que também apresentou um panorama da situação financeira e econômica do Paraná. "É o fim da caixa-preta dos gastos públicos", disse Requião. Durante o encontro, o governador aproveitou para sugerir que os poderes Legislativo e Judiciário também tornem suas contas transparentes e acessíveis à população. A sugestão foi acompanhada da oferta do sistema. "Seria um ganho extraordinário em favor do Estado do Paraná e um controle absoluto para a cidadania", afirmou Requião.

Com o portal, acrescentou o governador, qualquer pessoa poderá verificar se o governo está gastando bem ou não, desde a compra de um sabonete até as grandes licitações. "Este é um sistema pioneiro que o Paraná está lançando e representa uma atitude extremamente moralizante no âmbito da administração pública", avaliou. Requião disse também que vai solicitar à Procuradoria Geral do Estado uma emenda constitucional propondo a obrigatoriedade dos três poderes publicarem suas receitas e despesas realizadas.

O governador informou ainda que, graças em boa parte às medidas fiscais que implantou, já são 630 mil novos empregos e 75 mil novas empresas surgidos no Paraná em sua atual administração. "O nosso programa de proteção à micro e pequena, inédito no país, faz com que o recolhimento do imposto seja feito por faixa e sobre o excedente. Trata-se de um sistema semelhante ao do Imposto de Renda e que o governo federal quer usar para subsidiar um modelo nacional".
Agência Estadual