EDUCAÇÃO

Professores decidem por negociação e afastam paralisação

Professores das universidades estaduais do Paraná decidiram, durante assembléia realizada nesta quarta-feira (1º), prorrogar paralisação por tempo indeterminado e dar continuidade às negociações com o governo. As únicas instituições que aderiram à paralisação foram a Unioeste, do Oeste do Paraná, e a UEPG de Ponta Grossa. Os sindicatos agora esperam que o Estado apresente uma solução para a revisão da carreira e para as perdas salariais.

A Unioeste fará uma paralisação de advertência, durante três dias (quinta, sexta e sábado). Os professores querem uma solução para a reposição salarial em 60 dias. Na UEPG, os docentes decidiram fazer uma paralisação de apenas um dia, na próxima quarta-feira (08), e continuar com as negociações. O objetivo é alertar o governo para o descontentamento.

A UEL, em Londrina, também optou por negociações e disse não à paralisação. A reestruturação da carreira pleiteada pelos professores deve evitar novas perdas salariais que, atualmente, somam entre 22% e 47%.

O reajuste dado pelo governo este mês, de 6,57%, gerou descontentamento geral na categoria, que continuará brigando por uma nova proposta.