CIDADE

Prefeitura e conselhos lançam campanha Esmola não dá futuro

Na manhã desta quarta-feira (17) será lançada a campanha “Esmola não dá futuro”. A iniciativa é da prefeitura, do comitê gestor do Fome Zero, do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O lançamento será feito durante a reunião ordinária do CMDCA, às 10h30, na sala de reuniões do gabinete.

Com o lema “A esmola não dá futuro. Sua contribuição pode dar” a campanha pretende sensibilizar a população para que não doe valores em dinheiro para as pessoas que estão na rua, mas direcione para o Fundo de Doações. O fundo é constituído pelo comitê gestor do Fome Zero, Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e CMDCA. Todos eles órgãos, em parceria com o poder público possuem programas de inclusão social.

“Nossa intenção é evitar que a esmola perpetue a situação de fragilidade e exploração de quem está na rua , e não tornar as pessoas insensíveis frente à pobreza e sofrimento”, explica Telma Maranho Gomes, secretária de assistência social.

De acordo com a secretária, a campanha faz parte de uma estratégia elaborada pelo comitê gestor do Fome Zero, com apoio do CMDCA e Comas, que consiste em implementar e melhorar o atendimento prestado à população de rua por entidades não-governamentais.

A proposta é norteada por três ações. A primeira delas foi a disponibilização do número 156 (Ouvidoria do município) para encaminhar pedidos de abordagem de crianças, adolescentes e adultos em situação de risco nas ruas. Esse serviço começou a funcionar em setembro.

A segunda ação é a campanha, que busca conscientizar as pessoas de que a esmola por si só é apenas um paliativo, que não ataca o problema e acaba alimentando a crescente vinda de pessoas da nossa região e outras regiões do Estado para as ruas de Maringá.

E a terceira é a construção da Casa de Apoio para a população de rua no ano que vem, com recursos da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social em parceria com o Instituto Maringaense de Reintegração Social (Imares).

As entidades da rede não governamental que atendem a população de rua são Albergue Santa Luzia de Marilac, Recanto Esperança (Imares), Juventude Marial Vicentina, Casa Lar Talita, Projeto Vida e Assindi (Associação Indigenista de Maringá). Os programas governamentais “Se esta rua fosse minha”, para adultos e Centro de Referência da Criança e do Adolescente completam a rede de serviços.

O material gráfico produzido – cartazes e panfletos - serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, para reforçar o entendimento de que o caminho não é dar esmola, mas encaminhar a população em situação de risco aos programas da rede de serviços.

Quem quiser participar da campanha deve depositar a doação no Banco do Brasil, agência 2868-1, conta 9.373-4.

Serviço

Lançamento da campanha “Esmola não dá futuro”

Horário: 10h30

Local: sala de reuniões do gabinete

PMM