SERVIÇO

Segundo Centro de Qualificação "Costurando a Cidadania" será inaugurado hoje

Uma parceria entre Prefeitura de Maringá - por meio da Secretaria da Mulher, Secretaria da Indústria, Comercio e Turismo, Associação dos Fornecedores e Plantadores de Cana Paranapanema – Canapar e do Serviço Nacional da Indústria – Senai, dará oportunidade a mulheres do distrito de Iguatemi de participarem do curso profissionalizante de costura industrial, totalmente gratuito. Para abrir o espaço oficialmente, o prefeito Silvio Barros, estará nesta terça-feira (31), no local para entregar a essas futuras profissionais, o segundo Centro de Qualificação “Costurando a Cidadania”.

O local será equipado com 22 máquinas industriais, quatro ventiladores e um bebedouro. A solenidade está marcada para as 10 horas, na rua Virgínia Figueira Teixeira, 136. Entre as máquinas que serão entregues estão: costura reta, bordadeira, galoneira, pespontadeira, interlock e overlock. Essa é uma iniciativa que está inserida na proposta de investir na qualidade de serviços prestados à população no setor de geração de emprego e renda.

O curso será realizado durante dois meses e meio, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. As alunas aprenderão técnicas para trabalhar com máquinas usadas em uma linha industrial do setor de confecções e receberão certificados expedidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. O objetivo do curso é oferecer aos participantes qualificação profissional e oportunidade de emprego.

A Secretaria da Mulher também já disponibilizou os equipamentos para o Centro Social Urbano – CSU, localizado na rua Haiti, 808 - Vila Morangueira, que já contava com o curso profissionalizante de costura industrial. As máquinas implementaram o espaço que já existia há vários anos e os novos equipamentos possibilitaram o início de novas turmas para o curso.

O primeiro local a receber o Centro de Qualificação “Costurando a Cidadania”, foi o Centro Esportivo do Jardim São Silvestre. Cerca de 32 mulheres já participam do curso iniciado há um mês.

Recurso

Para a realização desse projeto a Prefeitura conta com recurso no valor de R$176.527,20, disponibilizado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, por intermédio do deputado federal Ricardo Barros, com contrapartida de R$ 29.421,20 do município. Ao todo, serão beneficiados cinco centros, distribuídos em diferentes bairros da cidade para dar andamento ao projeto “Costurando a Cidadania”.

Serviço:

Informações na Secretaria da Mulher pelo telefone: 3221-1274.