POLÍTICA

A mais jovem prefeita do PR é estudante e tem 25 anos

Parte dos 399 prefeitos paranaenses eleitos e que assumirão os cargos em janeiro de 2005 têm dois desafios: administrar as demandas do município e o preconceito de estrearem na política aos 20 e poucos anos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) ainda não têm um levantamento completo sobre a idade dos eleitos em 3 de outubro.

A cantora e estudante de Direito Valentina Helena de Andrade Toneti (PT), ou Tina Toneti, conquistou a prefeitura de Jacarezinho (cidade-pólo/Norte Pioneiro), aos 25 anos, se tornando a mais jovem prefeita do Estado. Será também a primeira mulher a chefiar o Executivo municipal em 104 anos de emancipação política da cidade. Tina disputou o cargo com outros quatro candidatos e obteve 11.696 votos (50,48%).

‘‘A nossa região é muito tradicional e faço parte de toda essa ruptura: sou do PT – que aqui em Jacarezinho não tem tradição –, sou mulher, sou jovem e na época da campanha diziam que eu era a boneca ‘Barbie’. Sei que vou enfrentar um pouco disso (preconceito), mas sabemos a garra que temos. Se ainda assim houver machismo, acredito que com as nossas ações vai se dissipando’’, disse a prefeita eleita.

Segundo Tina, o interesse pela política surgiu nos quatro anos do curso universitário. Ela é filiada ao PT há pouco mais de um ano e essa foi a primeira eleição que disputou. ‘‘Fiquei meio atônita (com o resultado das urnas). O peso da responsabilidade caiu e vi que a cidade tem tanta coisa para se fazer, desemprego, déficit em moradia. Temos que fazer uma reforma administrativa para reduzir as secretarias e uma reestruturação administrativa. Pretendemos nomear o mínimo possível de secretários, cargos comissionados e em termos de ação na comunidade, fazer uma reformulação na saúde pública’’, elencou.

A prefeita eleita espera poder conciliar a prefeitura com a música. ‘‘Canto desde meus 11 anos de idade. Vai ser um pouco doído cantar menos. Vamos tentar conciliar, mas vou priorizar a prefeitura.’’

A prefeitura de São Pedro do Ivaí (62 km ao sul de Apucarana), será comandada por Cristiane Bento Zulian (PPS), de 28 anos. Ela assumiu a candidatura 36 horas antes do pleito, substituindo seu pai, Luiz Bento (PPS), que teve ‘‘impedimentos eleitorais’’, segundo Cristiane. ‘‘Já estava preparada para isso (substituição), e já estava com a documentação pronta’’, relatou a prefeita, que obteve 4.356 votos (76,93%), derrotando outros dois candidatos. ‘‘Estamos nos preparando, conversando bastante. Noção de administração já tenho, sempre trabalhei fora e era gerente de um posto de gasolina’’, afirmou. ‘‘(A prefeitura) é uma responsabilidade muito grande mas não estou com medo.’’

Na avaliação da prefeita eleita, a saúde é o setor que mais necessita ser reestruturado. ‘‘A gente tem que informatizar a saúde para melhorar o atendimento, interligando o posto de saúde, o hospital e a farmácia do posto. Vamos mostrar do que somos capazes’’, anunciou.

Folha de Londrina