SAÚDE

Pacientes do Caps AD recebem alta hoje

Em solenidade que será realizada nesta terça-feira (17), às 19h30, no Teatro Calil Haddad, 23 pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial em Álcool e Outras Drogas – Caps AD, receberão alta do tratamento. São pessoas que fizeram tratamento de dependência química e estão em abstinência há um ano.

O Caps é uma instituição que atende dependentes por demanda espontânea, ou seja, qualquer dependente de álcool ou drogas pode procurar o atendimento sem indicação médica ou de qualquer outro tipo. Mensalmente passam pelo Caps cerca de 200 pacientes, que recebem atendimento de psicólogos, enfermeiros, psiquiatras e terapeutas ocupacionais.

De acordo com a coordenadora do Caps, Angela Maria Nogueira, o caminho mais difícil para o usuário de substâncias químicas é a abstinência. Desde quando foi criado, há cinco anos, 109 pacientes tiveram alta: “Quando o paciente tem uma recaída, o processo é reiniciado e o tempo começa a contar do zero. Apenas quando o paciente se mantém por pelo menos um ano livre das substâncias químicas ele recebe alta”. Angela reforça que mesmo depois da alta os pacientes continuam recebendo atendimento, porém com mais espaçamento de tempo.

No Caps é mais freqüente a procura de tratamento por usuários de álcool. “Quando aparecem casos mais graves, em que o paciente está em estado de fissura, ele é encaminhado primeiro para a emergência psiquiátrica para desintoxicação e, só depois que ele estiver em condições adequadas, dar tratamento ambulatorial”, ressalta a coordenadora.
Angela ressalta que por se tratar de um regime de tratamento aberto, onde as pessoas não permanecem internas no local, é preciso que o paciente tenha determinação para se livrar da dependência: “Ele tem que querer, realmente, receber atendimento. É a vontade dele querer ficar independente do álcool e das drogas que o faz se manter em abstinência”.

A cerimônia da alta dos pacientes é um momento em que a vitória é comemorada também pelas famílias e profissionais do Caps. Nesta terça-feira, durante a solenidade, será realizada apresentação do Grupo Arte e Movimento, do Hospital Psiquiátrico, e do Grupo Comunicação de cantores da Igreja Adventista. Em seguida será servido um lanche aos participantes, preparado pelo Instituto Brasileiro de Saúde Preventiva – IBSP.

Serviço:

Informações com a coordenadora do Caps AD, Angela Maria Nogueira, pelo telefone 3901-1891.