CULTURA

E viva o Rock'n'Roll!

Sexta-feira, 13 de julho é o dia mundial do rock end roll.

E viva o Rock'n'Roll!
Natan e Glauber no Pub Fiction - Foto: Maringá.Com

O rock é o estilo musical mais popular no mundo ocidental. Ele possibilita você pensar, rir, dançar, relaxar, criar climas, fazer as pazes, fazer chorar, tudo isso tem a ver com o rock, que evoluiu com o passar do tempo, tendo um gosto mais refinado ou mais bruto confirmado com suas batidas fortes. Com seus instrumentos como a guitarra elétrica, o baixo e a bateria ganhou a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas.

A influência do rock não se restringe apenas na música, mas para a sociedade em geral. Ele retrata melodias que falam de paz, amor, cotidiano, depressões, causas sociais entre outros temas. Com instrumentos que afirmam seu estilo, ele desperta todos interesses, para todos que se envolvem no mundo da música. Músicas ouvidas no fundo do quintal, bares e boates.

Em Maringá o bar Pub Fiction não abre mão do velho rock. Os donos Nataniel Duarte e Glauber Yatsuda acreditam que todo dia é dia de rock.
Para Natan não precisa de uma data para o rock “Não é preciso uma data para fazer rock, para mim todo dia é dia de rock, vivo de rock esse é meu ideal, não vou vender minha alma para outro tipo de música”. Glauber acha que para comemorar a data de rock não existe nada melhor que ouvir rock, “Vou trabalhar e ouvir rock e não pagode ou sertanejo (risos)”. Para ele apenas 20% dos jovens em Maringá ouvem rock, o resto das pessoas ouvem sertanejo, pagode, o que está na moda, “Maringá vive de modismo, eu não, eu gosto de rock”, fala Glauber no bar onde prepara para mais uma festa do bom e velho rock'n'roll.

O velho rock and roll não sai de moda. Ele influência pessoas através da moda, através do comportamento de cada um. Com possibilidades de misturar foi o que aconteceu com o rock que não morreu e não vai morrer, ele se desenvolveu dando uma nova cara para quem gosta e vive da música. Como Flávio Silva, produtor musical, “Penso em música o dia inteiro, corro atrás de patrocínios para fechar contratos para trazer bandas para Maringá. Acredito que aqui tem um público que abraçou o rock. Apesar de ser algo arriscado trazer bandas para a cidade”. Flávio já teve muitos prejuízos, mas fala que compensa o emocional “Às vezes acho que é loucura o que eu faço, mas faço por paixão, o retorno emocional para mim é muito forte e compensa qualquer coisa”.

Confira o que as casas de rock em Maringá vão apresentar nesse dia tão especial para a música.

Shows no Pub Fiction:
-Nirvana Cover
-Devassa
-The Cockroaches

Shows no Tribo's
-Rolling Stones tribute Band

Show na Velvet Bar
-Betty by Alone

E acompanhe também os próximos shows do Sonic Flower Club:
- Moptop-17 de agosto; Tribo's Bar
- Matanza – 15 de setembro- Tribo's Bar

Liziane Neu