TRÂNSITO

Prefeitura começa preparar ações para Semana Nacional do Trânsito

Com o tema “O jovem e o trânsito”, a Secretaria dos Transportes - Setran começa a preparar a ações da Semana Nacional do Trânsito, que será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. Na ultima quinta-feira (12) aconteceu a primeira reunião para definir os trabalhos em Maringá.

Desenvolvida todos os anos pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, a Semana é promovida pela Prefeitura em parceria com Polícia Militar e Rodoviária, Viapar, Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Segurança, Detran, Núcleo Regional de Educação, arquidiocese, clubes de serviços, centros de formação de condutores e outros setores da sociedade civil organizada.

Neste primeiro encontro o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, expôs aos parceiros da Semana os dados atualizados da Secretaria, as ações realizadas e os projetos que devem ser executados. “Temos feito um trabalho intenso através da campanha “Viva e Deixe Viver: pelo fim das mortes no trânsito”. Todas as ações têm apresentado resultados positivos. Lutar para diminuir os acidentes e mortes no trânsito é nosso papel, que só pode alcançar bons resultados com o apoio da população que deve exercer a cidadania todos os dias”.

FROTA

Para comemorar a Semana estão sendo discutidas diversas atividades, com debates, palestras em escolas, ações nas faixas de pedestre, teatro, feira de trânsito, panfletagem, blitze e outras ações. Além de fazer chegar a Semana aos jovens, a Setran se preocupa em conscientizar os motociclistas. De acordo com dados da Secretaria, 44% dos óbitos deste ano ocorridos em acidentes foram com motociclistas.

Ainda segundo os números da Setran, em dez anos a frota de veículos em Maringá cresceu mais de 70%. Se em 1997 a cidade contava com 102 mil carros, hoje este número saltou para 176 mil. Já a frota atual de motos é de 38 mil, um número considerado alto e que tende a aumentar. “Nos preocupamos com os indíces de acidentes envolvendo motociclistas, por isso temos uma ação programada para realizar em conjunto com os centros de condutores. As facilidades para comprar um veículo são muitas, mas para comprar motos são maiores ainda. Um exemplo disso é que em seis anos a frota veicular da cidade aumentou 35%, enquanto a de motos cresceu 78%. As campanhas educativas são fundamentais no trabalho da administração municipal”.