CIDADE

As cores das flores do ipê roxo invadem a cidade no inverno

Maringá têm em torno de 103 mil ipês roxos, que representam 10% no total. Com características urbanas o ipê roxo floresce no fim de outono e o começo da primavera.

As cores das flores do ipê roxo invadem a cidade no inverno
Ipê roxo florido na avenida Brasil - Foto: Maringá.Com

Nesta época do ano os ipês trazem um ar de primavera nas ruas, com suas flores em três tons predominantes: roxos, brancos e amarelos. Elas transformam as ruas em verdadeiros tapetes, tirando o cinza do inverno.

Projetada para sempre estar florida, com largas avenidas, muitas praças e espaços para muitas árvores, Maringá construiu uma estrutura urbana de alta qualidade. Há anos o município sustenta o título de Cidade Ecológica, por apresentar uma das maiores concentrações de área verde por habitante – cerca de 25 metros quadrados. Florida de julho a agosto, não tem como não perceber ao caminhar pela avenida Brasil, lugar onde foram plantadas árvores que embelezam a cidade.

Plantadas em solo mais argiloso por causa do clima, ela atrai beija-flores e abelhas por causa do seu perfume. Com uma sombra generosa na primavera, no inverno deixa passar os raios do sol devido ao seu grande porte. Suas flores permitem a drenagem da água da chuva, comportando gramas e arbustos.

Utilizada no paisagismo devido a sua beleza e o seu rápido desenvolvimento. Os ipês são tão floridos que parecem buquês gigantes, impossível não reparar.

Liziane Neu