EDUCAÇÃO

Homenagem e educação no trânsito motivam solenidade no Instituto de Educação

Dois motivos reuniram alunos, professores, representantes da Secretaria dos Transportes (Setran) e o prefeito em exercício de Maringá, Roberto Pupin, no Instituto Estadual de Educação de Maringá. Um deles foi o fechamento das atividades educativas relacionadas ao trânsito local efetivadas no primeiro semestre. Foram atitudes preventivas instruídas aos alunos, que praticaram nas ruas o exposto em salas de aula.

Palestras, filmes, jogos e blitze constituíram o material exposto a eles no intuito de observar a prática por meio da teoria. Os trabalhos – textos e desenhos – estão expostos no saguão da Prefeitura Municipal, mas devem ser encaminhados aos diversos parceiros, entidades, escolas a fim de perpetuar o mote: a educação no trânsito.

De acordo com Pupin, a importância das atividades é mudar o comportamento com finalidade de reduzir acidentes como propõe o projeto “Viva e Deixe Viver”. Para ele, o respeito dos motoristas será possível vivenciar em Maringá, já que medidas preventivas estão sendo tomadas. “As atividades foram louváveis. Deveriam ser incluídas em outras escolas para atingir a mudança de comportamento nas ruas e no trânsito. A própria criança assume a missão de corrigir os pais e parentes para que não desrespeitem as leis. Isso tudo é fruto de um importante trabalho de base”, destacou.

Outro foco apresentado no salão do colégio estadual foi o concurso “Soletrando” , proporcionado às sextas séries para melhorar e corrigir o desempenho em Ortografia da Língua Portuguesa, aos moldes do programa “Caldeirão do Huck”, apresentado pela Rede Globo. Houve premiação do primeiro ao quinto lugar – troféus e lembranças simbólicas aos que mais se destacaram.

A vereadora Norma Deffune Leandro (PP) emocionou-se durante a homenagem aos estudantes por parte do colégio onde estudou, lecionou e dirigiu por 21 anos. Ela enfatizou que o Instituto é uma escola exemplo, visto que há quatro anos recebeu premiação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). “A questão é semear cultura de hoje e de amanhã nos alunos. A saudade que tenho daqui é muita, basta dizer que fiz parte da vida de muita gente e vejo que o trabalho continua”, pontuou.

O projeto “Soletrando”, conforme a professora de Português, Simone de Oliveira Giro, envolveu as cinco sextas séries do colégio, num total de aproximadamente entre 170 e 180 alunos. A escola se mobilizou para que toda a ocasião resultasse em êxito, até porque é interessante fazer bonito perante o público presente, principalmente para os alunos.

PREMIAÇÃO

1º Lugar: Renan Felipe de Aquino (6ª C)

2º Lugar: Paola Yoneko Isomeira (6ª D)

3º Lugar: Wellington Nardore (6ª B)

4º Lugar: Maria Clara Iceri (6ª E)

5º Lugar: Manuela Kelly da Costa (6ª A)