UEM

UEM participa do Projeto Rondon

Uma das equipes da Universidade Estadual de Maringá que participará do projeto Rondon parte hoje (6) para o município de Oiapoque, no Amapá, distante 594 km da capital Macapá.

A UEM participará do Projeto Rondon, este ano, com duas equipes. A outra irá para Lagoa dos Patos, em Minas Gerais, onde ficará entre os dias 14 e 29 de julho.

O grupo que irá ao Oiapoque ficará no município até o dia 24 de julho.

As duas equipes atuarão em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e gestão pública e são compostas por seis acadêmicos de cursos diversos e professores coordenadores.

O projeto Rondon, uma parceria entre as universidades brasileiras e o governo federal, busca a melhoria da qualidade de vida da população de regiões carentes do país, por meio da utilização do conhecimento acadêmico.

Coordenada pelos professores Adson Cristiano Bozzi Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Maria Aparecida Sert, do Departamento de Biologia, os acadêmicos desenvolverão no Oiapoque atividades envolvendo os cerca de 17 mil habitantes do município. A população local vive principalmente da pesca e do garimpo e enfrenta uma série de problemas de ordem econômica e social.

Segundo levantamento preliminar realizado pela professora Sert, há desemprego, prostituição, alto índice de DSTs, falta de saneamento básico e de moradia na região. A agricultura básica de subsistência não utiliza sequer tração animal.

Já a equipe que viajará para Lagoa dos Patos, distante 510 Km da capital mineira, é coordenada pelo professor Danilo Heitor Bisneto Melo, do Departamento de Geografia. O grupo atuará no município que com pouco menos de 5 mil habitantes e situado no polígono da seca sofre com a escassez de água, fato que dificulta a subsistência e constitui forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico.

“Conhecer uma realidade diferente e realizar um trabalho que não é assistencialista, mas tem grande importância comunitária é significativo para esses jovens estudantes”, observa o professor Bozzi Lima.