EDUCAÇÃO

Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência será hoje

Hoje (sexta-feira, 29), às 9h30 e às 14 horas, a Secretaria da Educação irá realizar a formatura de cerca de 3 mil alunos de 42 escolas municipais que participaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd no primeiro semestre deste ano. Os alunos serão contemplados com um diploma oferecido pela Prefeitura de Maringá e pela Polícia Militar, no Ginásio de Esportes Chico Neto.

O Proerd é um programa de caráter social preventivo oferecido, anualmente, no mundo todo e em várias cidades do Brasil para alunos das redes Estadual e Municipal de Ensino. Em Maringá, o programa atende, todos os anos, cerca de 3 mil alunos das quartas séries, que participam de palestras sobre drogas ministradas por policiais militares.

Segundo a coordenadora de Pedagogia do Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, Rosângela Tait Vareschini, o objetivo do programa é dar condições para que as crianças se afastem das drogas e da violência através do conhecimento passado pelo Proerd, com respeito, dignidade e cidadania. “Esperamos que eles realmente aprendam a dizer não às drogas e à violência”.

A segunda tenente do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá e oficial de ligação do Proerd no Paraná, Roberta Mildemberger, explica que o programa é realizado em 10 etapas com lições passadas para os alunos uma vez por semana. “Os instrutores são policiais militares treinados por 80 horas por profissionais de diferentes áreas. Eles ministram as aulas acompanhados pelos professores, que auxiliam no gerenciamento da classe. Nas aulas, os instrutores utilizam a mesma cartilha didática no mundo todo”.

Ela ainda acrescenta que as atividades são realizadas em uma parceria entre polícia, professor e pais. Nas aulas são trabalhados temas como a auto-estima, o resgate de valores, a convivência e os limites, de forma didática, utilizando a área pedagógica e a área artística.

O instrutor do Proerd é um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral. Deve possuir, além do treinamento especial, auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com as crianças e com a comunidade.

Durante as palestras, os policiais militares explicam para os alunos os problemas que o envolvimento com as drogas podem causar. Eles ressaltam a importância da auto-estima, ensinam como lidar com as tensões e resistir às pressões dos colegas e também como ajudar os companheiros a não se envolverem com as drogas.

Para o secretário da Educação, Manoel Gomes, o programa é importante por envolver a escola, a família e a Polícia Militar. “O programa era realizado em Maringá apenas para as escolas estaduais. Nesta administração os alunos municipais começaram a receber as orientações também. O Proerd vem apresentando bons resultados entre as crianças e está sendo bem aceito pelos pais e professores”, conclui.

Proerd

O Proerd foi criado em 1983, em Los Angeles (EUA), quando houve uma grande apreensão de drogas. Naquela época, uma professora realizou um estudo em conjunto com a polícia oferecendo uma maneira de prevenir as drogas e a violência. O modelo foi aceito nos Estados Unidos e passado para o mundo todo.

Nos Estados Unidos o programa é desenvolvido em 5 etapas, do ensino fundamental até a universidade. No Brasil o programa está em fase de implementação da segunda fase. A primeira etapa atinge turmas de quarta série, com alunos com idade média de 9 a 10 anos. Nesta fase, 90% das crianças ainda não tiveram nenhum contato com as drogas.

A segunda etapa está sendo realizada no Brasil com alunos da sexta série. A intenção da Polícia Militar é implementar todas as etapas no Brasil no decorrer dos anos.

PMM