EDUCAÇÃO

9 em cada 10 municípios do Paraná bateram meta de alfabetização

Dados são do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados pelo Inep.

9 em cada 10 municípios do Paraná bateram meta de alfabetização
Ao todo, 362 de 398 municípios paranaenses (cerca de 91%) alcançaram o índice pactuado. - Foto: Lucas Fermin/SEED

Nove em cada dez municípios do Paraná atingiram as metas de alfabetização de crianças na idade certa estabelecidas para 2025. É o que mostram os dados mais recentes do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Os novos dados detalhados por município complementam o resultado geral do ICA 2025, já divulgado anteriormente, que apontou que o Paraná tem oito em cada dez crianças alfabetizadas na idade certa.

O índice de 80% foi alcançado cinco anos antes da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para 2030, com base em dados consolidados até o final de 2025. Além do Paraná, apenas Ceará e Goiás superaram esse patamar no país.

Leia também:

Ao todo, 362 de 398 municípios paranaenses (cerca de 91%) alcançaram o índice pactuado – uma cidade ficou de fora do cálculo por não ter índice mínimo de participação.

O Paraná conta com 14 municípios com 100% das crianças alfabetizadas na idade certa. São eles:

  • Ângulo
  • Ariranha
  • Atalaia
  • Bom Jesus do Sul
  • Cruzmaltina
  • Diamante do Sul
  • Iracema do Oeste
  • Ivatuba
  • Nova Fátima
  • Nova Olímpia
  • Novo Itacolomi
  • Pinhal do São Bento
  • Santa Amélia
  • São Sebastião da Amoreira.

Os dados indicam um salto importante no desempenho geral dos estudantes. A média estadual de alfabetização passou de aproximadamente 70% em 2024 para 80% em 2025 – um crescimento de 10 pontos percentuais em apenas um ano.

Publicado anualmente pelo Inep, o ICA é calculado com base no desempenho de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em avaliações aplicadas pelos estados, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. No Paraná, o índice considera os resultados da Prova Paraná Mais 2025, aplicada na rede pública.

Além do índice de alfabetização, a própria avaliação estadual também aponta evolução. Em Língua Portuguesa, a média dos alunos do 2º ano passou de 632 pontos, registrados em 2023 e 2024, para 654 em 2025, em uma escala que vai até mil pontos. Em Matemática, o crescimento foi de 540 para 563 pontos entre 2024 e 2025.

Com isso, o percentual de estudantes com aprendizado adequado na disciplina subiu de 72% para 80% no período.

Agência Estadual de Notícias