EDUCAÇÃO

Telecentros: abertas inscrições para oficinas de informática

Desde o ano passado, a comunidade de Maringá tem acesso gratuito a internet nos Telecentros da Cidadania. O programa da Prefeitura, gerenciado pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), oferece 15 computadores, por unidade, e os interessados podem agendar horários para fazer pesquisas, trabalhos escolares, verificar e-mails, imprimir documentos, entre outras atividades. Além destes serviços, a comunidade agora pode se inscrever para participar das oficinas de informática básica que terão início nos sete telecentros.

“Quero me inscrever no curso de informática. Acho que vai me ajudar bastante no futuro”, comenta Maycon Daniel Pereira, 12, que freqüenta o telecentro do Conjunto Requião duas vezes por semana. “Eu gosto daqui porque aprendo bastante. Não tenho computador em casa e antes de vir aqui não entendia nada de informática. Já utilizei a internet para fazer um trabalho de educação física e outro sobre a poluição nos rios”, explica Maycon.

O objetivo do projeto é promover a inclusão digital dos cidadãos através do uso intensivo da tecnologia da informação. A administração municipal tem como meta a implantação de mais dois telecentros na cidade, ainda este ano.

Para o coordenador pedagógico dos telecentros, Antonio Frigo, este é mais um instrumento que a Prefeitura disponibiliza à população para o exercício da cidadania. “A proposta do Telecentro da Cidadania é formar agentes de mudança na sociedade e empreendedores capazes de problematizar e transformar a realidade existente”, conclui o coordenador.

As irmãs Karen e Greice de Souza também têm horário marcado no telecentro duas vezes por semana. Elas comentam que gostam de utilizar o computador para pesquisar em diferentes sites da internet. “Já aprendi bastante aqui e também quero fazer o curso de informática”, afirma Karen.

O telecentro do Requião atende, em média, 290 pessoas por semana. O programa é aberto para toda a comunidade. O instrutor de informática, Silvio Aurélio, destaca que a maioria dos usuários da unidade do Requião é criança, mas ultimamente muitos adultos têm procurado o telecentro. “As pessoas pedem orientações básicas de informática para utilizarem no trabalho”, conclui o instrutor.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério das Telecomunicações. Os telecentros atendem a comunidade de segunda a sexta-feira, entre 8 e 20 horas. Os usuários são orientados por instrutores de informática que permanecem nos locais durante todo o dia. Para agendar horário, os interessados podem ir até o telecentro ou ligar nas unidades.

Localização das unidades
Região Norte: Centro de Formação da Igreja São Francisco de Assis

Rua Ana Neri, s/n, Jardim Alvorada – Fone: 3229-5736

Região Nordeste: Escola Mun. Profª Olga Aiub

Rua Maria Paulina Palmas, 453, Conjunto Requião/Guaiapó

Fone: 3253-7632

Região Sul: Escola Profis. Laura Rebouças de Abreu (TEMM)

Av. Gurucaia, 1.189, Vila Bosque – Fone: 3901-1765

Região Sudeste: Centro Esportivo

Rua Artur Heschel, s/n, Cj. São Silvestre – Fone: 3221-2228

Região Leste: Centro Social Urbano (CSU)

Rua Haiti, 808, Vila Morangueira – Fone: 3901-1781

Região Oeste: Centro Integrado Nadyr Maria Alegretti

Rua Dona ª Mariana Jorge, nº 461.

Região Noroeste: Centro Integral de Educação Profª Nadyr Alegretti

Rua Dona Aziza Mariana Jorge, 461, Parque das Grevíleas - Fone: 3031-1819.

PMM