UEM

Cursos da UEM obtêm notas máximas no Enade.

odos os cursos da Universidade Estadual de Maringá que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tiveram uma classificação excelente. Quatro obtiveram a nota máxima (5) no conceito Enade e outros cinco ficaram com conceito 4. Os cursos com melhor rendimento foram os de Administração, Ciências Contábeis (Câmpus Cianorte), Direito e Psicologia. Os demais foram os de Ciências Contábeis (Maringá), Ciências Econômicas, Desing (Cianorte), Música e Secretariado Executivo Trilíngüe.

O pró-reitor de Ensino, Célio Juvenal Costa, credita esse desempenho a um conjunto de fatores: capacidade dos alunos tanto em conhecimentos gerais como específicos, aos coordenadores e professores dos cursos, ao investimento da UEM para se tornar uma universidade de ponta. Costa salienta a boa posição da UEM. Para ele, as melhores colocadas têm como características comuns o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, o oferecimento de cursos de pós-graduação, quadro docente com os professores mais capacitados, o envolvimento de alunos em projetos variados, iniciação científica, grupos PET consolidados, estágios. Embora considere satisfatório o conceito 4, Costa destaca a necessidade de sempre se pensar em melhorar.

Os dados foram divulgados ontem (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do MEC. Foram avaliados 386.524 alunos de 1,6 mil instituições de ensino superior em 15 áreas. As provas foram realizadas em novembro do ano passado. O Enade, realizado por amostragem, tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O próximo exame será em 11 de novembro. Da UEM, serão avaliados os cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia. Provavelmente também Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos. As inscrições devem ser feitas até 31 de julho.

UEM