SAÚDE

HU de Maringá é certificado como hospital ensino

O Hospital Universitário de Maringá foi certificado, pelos Ministérios da Educação e da Saúde, como hospital ensino, e agora espera a publicação da portaria para oficializar a medida.

Para o MEC e para o Ministério da Saúde só são considerados hospitais ensino aqueles que abrigam, formalmente, atividades curriculares de internato da totalidade dos estudantes de pelo menos um curso de medicina e promovem atividades curriculares de um outro curso de graduação superior na área de saúde.

Outra exigência é a de que o hospital reserve, pelo menos, 70% dos leitos para os procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O HU de Maringá atente perfeitamente essas exigências. Em meados de setembro, o hospital recebeu uma comissão do MEC encarregada de fazer a avaliação para a certificação, que terá dois anos de validade, devendo ser renovada ao final desse período.

Segundo Carlos Edmundo Fontes, superintendente do HU, a classificação como hospital ensino garante o direito a receber recursos adicionais do Ministério da Saúde.

Além do HU de Maringá, apenas o Hospital de Clínicas da Universidade Federal e o Hospital Evangélico de Curitiba já foram certificados no Paraná. (ASC/UEM)

ASC/UEM