TRÂNSITO

são incentivados a debater trânsito em sala de aula

Professores da rede municipal, estadual e particular participaram nesta quarta-feira (11) da 1ª Oficina de Educação para o Trânsito cujo objetivo é estimular os educadores e oferecer subsídios para que possam desenvolver atividades em sala de aula que resgatem os valores de ética, cidadania, educação e responsabilidade, conceitos fundamentais para um trânsito melhor.

Para ministrar a palestra, a Prefeitura, através da Secretaria dos Transportes, convidou a especialista em Educação para o Trânsito, Karina Salamoni, responsável por ações em diversos municípios do país, que conduziu os trabalhos no período da manhã e tarde, no Auditório do Crea.

De acordo com o prefeito Silvio Barros, esse debate é mais uma ação da campanha Viva e Deixe Viver.

“Assumimos um compromisso com a comunidade que é o administrar a cidade, isso inclui o de salvar vidas no trânsito.

Por isso, estamos engajados nas ações da campanha Viva e Deixe Viver que tem como principal objetivo elaborar iniciativas que salvem vidas.

Os educadores têm grande papel nessa luta pois podem ter o privilégio de orientar e conscientizar nossos futuros condutores.

Espero que aproveitem a oficina e levem à sala de aula o que for passado pela especialista, sendo mais um parceiro nosso”, comentou o prefeito.

Durante a oficina, a palestrante discutiu com os presentes os conceitos atuais de trânsito, alertando que para mudanças ocorrerem é necessários, antes, um outro olhar comportamental e educacional, por isso a importância em debater o tema com estudantes.

Segundo a especialista, diversos estudos apontam que as crianças tem um ainagem negativa do trânsito.

“Quando perguntamos para os alunos qual a percepção deles em relação ao trânsito, as respostas são sempre negativas, como acidentes, perifo, mortes, congestionamento.

Precisamos modificar essa visão e fazer de nossas crianças multiplicadores de boas ações”, explica Karina.

O encontro discutiu temas como: Educação para o trânsito numa perspectiva ética e cidadã; O currículo, a transversalidade e a interdisciplinaridade; Premissas para elaboração de projetos educativos de trânsito; Sugestões de atividades transversais e projetos educativos, além de oferecer susgetões para trabalhos em sala de aula.

O secretário dos Transportes, Walter Guerlles, ressaltou a importância em investir nas crianças.

“Sabemos que para um trânsito melhor é necessário vontade, educação, conscientização e, principalmente, respeito à vida.

Ampliar as ações da campanha Viva e Deixe Viver é nosso objetivo e para isso contamos com o apoio de vocês, educadores, que serão grandes multiplicadores e incentivadores de um trânsito melhor”, finalizou o secretário.