GERAL

Paraná faz reivindicações ao governo Lula

O governador Roberto Requião enviou ofícios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as reivindicações do Governo do Paraná para as áreas de Turismo, Agricultura e Transportes.

 Requião também reiterou ao presidente que o Paraná conquistou a segunda posição no ranking das exportações brasileiras, contribuindo expressivamente com os resultados do superávit comercial.

No entanto, o governador alertou para o "estrangulamento na infra-estrutura de transportes do Paraná e o decorrente impacto negativo para a competitividade nacional". 

Requião pede especial atenção para a inclusão, no Orçamento Federal, de investimentos em obras estratégicas para o Estado no valor de R$ 698,3 milhões. Entre as obras consideradas prioritárias estão a ampliação de 820 metros de cais a Oeste do Porto de Paranaguá, além de recuperação e dragagem de canais de acesso ao Porto. 

Uma das solicitações é referente a liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Sul do Brasil - Prodetur Sul, que envolve além do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

O Programa, na sua primeira etapa, está direcionado para a área turística de Foz do Iguaçu e Região, contemplando nove municípios com ações como saneamento, urbanização, implantação ou melhoria de equipamentos e serviços turísticos.

Ae Notícias