TEMPO

Nova massa de ar polar chega ao Paraná e temperaturas despencam neste final de semana

Após dias com tardes mais quentes, máxima prevista para Maringá no sábado (9) é de apenas 17ºC.

Nova massa de ar polar chega ao Paraná e temperaturas despencam neste final de semana
De acordo com o Simepar, serão pelo menos três dias muito frios em praticamente todas as regiões paranaenses. - Foto: Orlando Kissner/Arquivo AEN

O tempo vai mudar em todo o Paraná neste final de semana. Entre esta quinta (7) e sexta-feira (8), uma nova massa de ar polar chega ao estado trazendo temperaturas bem mais baixas.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), serão pelo menos três dias muito frios em praticamente todas as regiões paranaenses, com previsão de geada nas áreas que registrarem temperaturas abaixo de 5°C e pouca ocorrência de vento.

“O cenário composto pela atuação de um sistema de baixa pressão no Litoral do Rio Grande do Sul e a formação de uma nova frente fria sobre o oceano favorecerá o desenvolvimento das instabilidades [nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul]”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. “Em outras áreas do estado, a chuva ocorrerá de forma mais isolada, com maior intensidade na divisa com Santa Catarina”.

Leia também:

Na sexta-feira (08), as instabilidades se espalharão por outras regiões, com maior intensidade no sudeste, nos Campos Gerais e na faixa leste. Nessas regiões, especialmente na divisa com São Paulo e na faixa litorânea, são esperados temporais localizados, com trovoadas, entre a tarde e a noite.

Após a chuva, o frio se instala. No sábado (9), o amanhecer será bem gelado em Maringá, com mínima de 8ºC e máxima de 17ºC, bem diferente desta quinta-feira (7), quando a previsão indica máxima de 27ºC.

Temperaturas negativas são esperadas para municípios do centro-sul, sudeste e em algumas cidades do sudoeste e dos Campos Gerais. Em localidades como Palmas e General Carneiro, as temperaturas poderão atingir -2°C, com possibilidade de geada moderada, que poderá ser forte em áreas de baixada e vales, onde a proteção contra o vento favorece ainda mais o fenômeno.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias
Por Vanessa Santa Rosa