MEIO AMBIENTE

Saiba onde descartar pilhas, baterias e medicamentos em Maringá

Materiais exigem logística reversa fundamental para garantir a saúde do meio ambiente.

Saiba onde descartar pilhas, baterias e medicamentos em Maringá
A comunidade pode descartar pilhas, lâmpadas, eletrônicos e medicamentos vencidos em pontos sinalizados e distribuídos em diversos bairros do município. - Foto: Divulgação/PMM

A logística reversa é o processo de gerenciamento que visa retornar produtos, materiais ou embalagens para o ciclo produtivo, buscando a recuperação de materiais, reutilização ou descarte ambientalmente adequado.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, essa operação é obrigatória para itens como eletrônicos, medicamentos vencidos ou em desuso, pilhas, baterias, lâmpadas e outros.

Leia também:

Em Maringá, há diversos locais mapeados para recebimento destes itens. Além disso, a Prefeitura recolhe eletrônicos e inservíveis, conforme solicitação pela Ouvidoria Municipal.

A comunidade pode descartar pilhas, lâmpadas, eletrônicos e medicamentos vencidos em pontos sinalizados e distribuídos em diversos bairros do município.

Esses materiais têm substâncias tóxicas que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e precisam ser descartados de forma correta. Os itens não podem ser colocados na coleta seletiva ou convencional.

Os medicamentos vencidos ou em desuso juntamente com as embalagens, por exemplo, podem ser descartados nas farmácias.Os supermercados, lojas de materiais de construção e outros estabelecimentos recebem lâmpadas.

A Reciclus, gestora da Logística Reversa de Lâmpadas no Brasil, reúne todos os pontos mapeados neste site.

As pilhas e baterias também podem ser descartadas em estabelecimentos em que são comercializadas. Os pontos de descarte são mapeados pelo site da Ambipar.

O descarte correto de resíduos também começa com atitudes simples, como a separação de materiais recicláveis para a coleta seletiva.

Clique aqui e confira o mapa de descarte de materiais em Maringá.

Prefeitura de Maringá