Maringá é a 14ª melhor cidade do Brasil em tratamento de água e esgoto
Dados são da nova edição do Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil. Veja indicadores avaliados.

O Paraná é o segundo estado com mais cidades no top 20 entre os municípios com melhor oferta de tratamento de água e esgoto no Brasil, contando com cinco municípios em destaque da 17ª edição do Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta terça-feira (15).
Curitiba (18º), Foz do Iguaçu (10º lugar), Londrina (20ª), Maringá (14º) e Ponta Grossa (13º) estão no topo do levantamento nacional.
Leia também:
- ‘Vestindo Histórias’: oficina gratuita de figurino com Isbella Brasileiro chega a Maringá
- Confira a programação do projeto de ‘Férias nas Bibliotecas’, em Maringá
- UEM promove primeira edição de 2025 da Mostra Integrada de Licenciatura em Teatro
- Sarandi terá três novas Unidades Básicas de Saúde e um Pronto Atendimento Municipal
Segundo o Instituto Trata Brasil, Londrina atingiu 97,80% em atendimento de água e 97,55% no de esgoto; Foz do Iguaçu está com 99,31% no abastecimento e 90,66% no esgotamento; e Ponta Grossa atingiu 98,50% na água e 98,11% no esgoto.
Os resultados das cidades paranaenses superam os das médias nacionais. Em 2023, a média de atendimento à água na área urbana do Brasil foi de 83,1%. Já na coleta de esgoto, a média foi de 77,19% entre os cem maiores centros urbanos analisados. A média nacional é de 55,2%.
Presente em 345 municípios paranaenses, a Sanepar é responsável por um dos maiores programas de saneamento do país. Atualmente, 100% da população atendida pela companhia têm acesso à água tratada e mais de 81% têm coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.
"Com investimentos previstos de R$ 11,8 bilhões até 2029, o objetivo é tornar o Paraná o primeiro estado brasileiro a ter o saneamento universalizado. A Sanepar está na vanguarda, com projetos e ações como, por exemplo, as PPPs que são um caminho para transformar o saneamento em prioridade nas políticas públicas, com foco em resultados concretos para a população", comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
O levantamento do Trata Brasil avalia dez indicadores, distribuídos em três dimensões: Nível de Atendimento (5 indicadores); Melhoria do Atendimento (2 indicadores) e Nível de Eficiência (3 indicadores). Para cada indicador, são atribuídas notas entre zero e 10 para cada um dos 100 municípios mais populosos do Brasil.
Dos 20 melhores municípios classificados no ranking de 2025, nove são de São Paulo, cinco são do Paraná, três de Minas Gerais, dois de Goiás e um é do Rio de Janeiro.