Anta Gorda, Xique-Xique, Rolândia e mais: confira as cidades brasileiras com nomes mais curiosos
Posição geográfica e lendas inspiraram nomes de alguns municípios do Brasil.

O Brasil possui 5.586 municípios e, entre eles, existem alguns com nomes, no mínimo, curiosos.
Anta Gorda, Fruta de Leite, Rolândia e Xique-Xique são alguns exemplos de cidades que possuem nomes bem diferentes devido à posição geográfica, lendas contadas há gerações ou, simplesmente, foram nomeadas por pioneiros criativos.
Leia também:
- Obras do Eixo Monumental de Maringá chegam a 65% de execução
- 'Restos Mortais de Catarina' e 'Abc Lopes': os nomes mais estranhos já registrados no Brasil
- Adolescentes podem receber vacina contra dengue em 30 municípios da Regional de Saúde de Maringá
Confira 10 cidades brasileiras com nomes curiosos
Barra do Jacaré (PR) - Localizada no norte do Paraná, a cidade ganhou o nome devido ao Rio Jacaré, que também banha outros municípios da região, como Quatiguá, Joaquim Távora, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
Rolândia (PR) - O nome desta cidade próxima de Londrina abre espaço para duplo sentido, mas sua origem é uma homenagem ao guerreiro alemão Roland, que também ganhou uma estátua no centro da cidade.
Pato Bragado (PR) - Esta cidade do oeste paranaense faz fronteira com o Paraguai e foi batizada por um colonizador da região, que se inspirou no nome do maior navio já ancorado, até então, no Rio Paraná.
Xique-Xique (BA) - Constantemente usada em memes nas redes sociais, a cidade baiana de cerca de 49 mil habitantes tem esse nome devido ao cacto do tipo xiquexique, encontrado com abundância na região pelos primeiros colonizadores.
Anta Gorda (RS) - O nome curioso desta pequena cidade do Rio Grande do Sul, localizada a 200 km de Porto Alegre, surgiu após uma grande anta ser morta na área. Naquela época, os moradores usaram o fato para fazer referência à região e o nome pegou.
Fruta de Leite (MG) - Fundada recentemente, em 1995, a cidade mineira recebeu o mesmo nome de uma fruta adocicada muito presente na região.
Arroio dos Ratos (RS) - Este município gaúcho é banhado por um arroio — pequeno curso de água —, que era moradia de diversos roedores.
Varre-Sai (RJ) - A história de origem do nome deste município fluminense está ligada à Dona Inácia, que cuidava de um rancho no século XIX e recebia diversos rancheiros viajando entre Minas Gerais e Espírito Santo. Eles podiam pernoitar no local sob uma condição: depois de dormir, era necessário limpar o estábulo onde ficavam seus cavalos. Com o passar do tempo, o rancho passou a ser conhecido como ‘Rancho Varre-Sai’
Jardim de Piranhas (RN) - Segundo os habitantes idosos da cidade, que faz divisa com a Paraíba, o nome foi originado a partir da Fazenda Jardim, localizada às margens do Rio Piranhas
Solidão (PE) - No século XIX, um homem chamado Jesuíno Pereira comprou as terras que se tornaram a cidade e, após ter construído algumas casas de alvenaria, chamou um padre para celebrar uma missa. Quando chegou, o padre destacou a solidão do local, palavra desconhecida por Jesuíno, que perguntou seu significado e acabou adotando-a como nome do município.